Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Antonio Alves Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3109
Resumo: As dificuldades de acesso à educaÃÃo dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, tÃm se constituÃdo, historicamente, como fator preponderante para a manutenÃÃo do analfabetismo, bem como da Ãnfima taxa de escolaridade registrada entre essa populaÃÃo, em especial na regiÃo Nordeste. Tal situaÃÃo tambÃm reflete a subserviÃncia da populaÃÃo diante de um sistema polÃtico caracterizado pela aÃÃo autoritÃria e centralizadora. A presente dissertaÃÃo analisa as ressonÃncias sociais, polÃticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto CoraÃÃo de Estudante, atravÃs do Programa de EducaÃÃo em CÃlulas Cooperativas, em comunidades rurais nos municÃpios de Pentecoste e ApuiarÃs, no estado do CearÃ. A pretensÃo da instituiÃÃo à possibilitar o acesso à escolaridade bÃsica e ao ensino universitÃrio a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, sÃo as comunidades de Cipà e CanafÃstula. Pretende, tambÃm, desenvolver uma prÃtica educativa politizada, voltada à compreensÃo da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participaÃÃo mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relaÃÃo ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados sÃo inequÃvocos; mas, quanto à politizaÃÃo pretendida pela instituiÃÃo, depreende-se que essa sinaliza para prÃticas ora tradicionais, ora progressistas. As prÃticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaÃos de participaÃÃo, apontando para a elevaÃÃo dos valores democrÃticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania.
id UFC_75e1a0dcbec50b8cab37da284fd9c2da
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:852
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ. Heart Institute of Students: education and social change, political and cultural life in rural communities in Ceara-Pentecoste.2007-10-17Sonia Pereira Barreto87536471815CÃlia Maria Machado de Brito06106226334http://lattes.cnpq.br/9308824217772725 Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Maria NeyÃra de Oliveira AraÃjo05961645304Sandra Maria Gadelha de Carvalho1356876030475439743391Francisco Antonio Alves RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo, Campo, OngEducation, Rural, OngEDUCACAO RURALAs dificuldades de acesso à educaÃÃo dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, tÃm se constituÃdo, historicamente, como fator preponderante para a manutenÃÃo do analfabetismo, bem como da Ãnfima taxa de escolaridade registrada entre essa populaÃÃo, em especial na regiÃo Nordeste. Tal situaÃÃo tambÃm reflete a subserviÃncia da populaÃÃo diante de um sistema polÃtico caracterizado pela aÃÃo autoritÃria e centralizadora. A presente dissertaÃÃo analisa as ressonÃncias sociais, polÃticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto CoraÃÃo de Estudante, atravÃs do Programa de EducaÃÃo em CÃlulas Cooperativas, em comunidades rurais nos municÃpios de Pentecoste e ApuiarÃs, no estado do CearÃ. A pretensÃo da instituiÃÃo à possibilitar o acesso à escolaridade bÃsica e ao ensino universitÃrio a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, sÃo as comunidades de Cipà e CanafÃstula. Pretende, tambÃm, desenvolver uma prÃtica educativa politizada, voltada à compreensÃo da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participaÃÃo mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relaÃÃo ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados sÃo inequÃvocos; mas, quanto à politizaÃÃo pretendida pela instituiÃÃo, depreende-se que essa sinaliza para prÃticas ora tradicionais, ora progressistas. As prÃticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaÃos de participaÃÃo, apontando para a elevaÃÃo dos valores democrÃticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3109application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Heart Institute of Students: education and social change, political and cultural life in rural communities in Ceara-Pentecoste.
title Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
spellingShingle Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
Francisco Antonio Alves Rodrigues
EducaÃÃo, Campo, Ong
Education, Rural, Ong
EDUCACAO RURAL
title_short Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
title_full Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
title_fullStr Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
title_full_unstemmed Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
title_sort Instituto CoraÃÃo de Estudante: educaÃÃo e mudanÃas sociais, polÃticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CearÃ.
author Francisco Antonio Alves Rodrigues
author_facet Francisco Antonio Alves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sonia Pereira Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 87536471815
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CÃlia Maria Machado de Brito
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06106226334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9308824217772725
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 49264222391
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria NeyÃra de Oliveira AraÃjo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 05961645304
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sandra Maria Gadelha de Carvalho
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 13568760304
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 75439743391
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Antonio Alves Rodrigues
contributor_str_mv Sonia Pereira Barreto
CÃlia Maria Machado de Brito
Eliane Dayse Pontes Furtado
Maria NeyÃra de Oliveira AraÃjo
Sandra Maria Gadelha de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo, Campo, Ong
topic EducaÃÃo, Campo, Ong
Education, Rural, Ong
EDUCACAO RURAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Rural, Ong
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO RURAL
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As dificuldades de acesso à educaÃÃo dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, tÃm se constituÃdo, historicamente, como fator preponderante para a manutenÃÃo do analfabetismo, bem como da Ãnfima taxa de escolaridade registrada entre essa populaÃÃo, em especial na regiÃo Nordeste. Tal situaÃÃo tambÃm reflete a subserviÃncia da populaÃÃo diante de um sistema polÃtico caracterizado pela aÃÃo autoritÃria e centralizadora. A presente dissertaÃÃo analisa as ressonÃncias sociais, polÃticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto CoraÃÃo de Estudante, atravÃs do Programa de EducaÃÃo em CÃlulas Cooperativas, em comunidades rurais nos municÃpios de Pentecoste e ApuiarÃs, no estado do CearÃ. A pretensÃo da instituiÃÃo à possibilitar o acesso à escolaridade bÃsica e ao ensino universitÃrio a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, sÃo as comunidades de Cipà e CanafÃstula. Pretende, tambÃm, desenvolver uma prÃtica educativa politizada, voltada à compreensÃo da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participaÃÃo mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relaÃÃo ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados sÃo inequÃvocos; mas, quanto à politizaÃÃo pretendida pela instituiÃÃo, depreende-se que essa sinaliza para prÃticas ora tradicionais, ora progressistas. As prÃticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaÃos de participaÃÃo, apontando para a elevaÃÃo dos valores democrÃticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania.
description As dificuldades de acesso à educaÃÃo dos segmentos sociais menos favorecidos economicamente, sobretudo dos moradores da zona rural brasileira, tÃm se constituÃdo, historicamente, como fator preponderante para a manutenÃÃo do analfabetismo, bem como da Ãnfima taxa de escolaridade registrada entre essa populaÃÃo, em especial na regiÃo Nordeste. Tal situaÃÃo tambÃm reflete a subserviÃncia da populaÃÃo diante de um sistema polÃtico caracterizado pela aÃÃo autoritÃria e centralizadora. A presente dissertaÃÃo analisa as ressonÃncias sociais, polÃticas e culturais do trabalho educacional desenvolvido pelo Instituto CoraÃÃo de Estudante, atravÃs do Programa de EducaÃÃo em CÃlulas Cooperativas, em comunidades rurais nos municÃpios de Pentecoste e ApuiarÃs, no estado do CearÃ. A pretensÃo da instituiÃÃo à possibilitar o acesso à escolaridade bÃsica e ao ensino universitÃrio a jovens e adultos de comunidades rurais que, no caso deste estudo, sÃo as comunidades de Cipà e CanafÃstula. Pretende, tambÃm, desenvolver uma prÃtica educativa politizada, voltada à compreensÃo da realidade, facultando aos estudantes ferramentas para uma participaÃÃo mais ativa e qualificada em suas comunidades. Estaria o Instituto atingindo suas metas e os objetivos entre os sujeitos participantes de suas atividades? Em relaÃÃo ao ingresso de estudantes na universidade, os resultados sÃo inequÃvocos; mas, quanto à politizaÃÃo pretendida pela instituiÃÃo, depreende-se que essa sinaliza para prÃticas ora tradicionais, ora progressistas. As prÃticas educativas do Instituto proporcionam aos estudantes espaÃos de participaÃÃo, apontando para a elevaÃÃo dos valores democrÃticos, da solidariedade e do aprendizado da cidadania.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3109
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295129426984960