Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28063 |
Resumo: | O exercício educativo tem procurado progredir no sentido de uma escola para todos, isto é, uma escola preparada para se adaptar às carências e particularidades de cada aluno, independentemente, das dissemelhanças e dificuldades que patenteiam. A criança necessita, para o seu desenvolvimento pessoal, das relações que estabelece com os outros e é na escola, um dos principais pontos de interação das crianças e adolescentes, que adquire os instrumentos necessários para o seu progresso cognitivo e emocional. Neste sentido, o presente projeto deteve como principal objetivo aumentar a frequência das interações positivas numa criança com dificuldades cognitivas e comportamentais através da implementação de um Sistema de Reforço positivo. O projeto foi concretizado com uma criança de 10 anos, a frequentar uma turma do 4º ano de escolaridade, com dificuldades cognitivas e comportamentais, marcada por um baixo autoconceito, dificuldades em lidar com determinadas situações pessoais e dificuldades ao nível das relações interpessoais. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida em conjunto com a professora da turma e decorreu em contexto de sala de aula. A análise dos dados recolhidos revela que a estratégia de intervenção resultou e as interações positivas mantiveram-se, posteriormente à aplicação do plano de intervenção. |
id |
RCAP_dbacb8d3191e2cfb9edee88528fa1cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentaisEnsinoInclusãoInterações PositivasDificuldades CognitivasDificuldades ComportamentaisNecessidades Educativas EspeciaisO exercício educativo tem procurado progredir no sentido de uma escola para todos, isto é, uma escola preparada para se adaptar às carências e particularidades de cada aluno, independentemente, das dissemelhanças e dificuldades que patenteiam. A criança necessita, para o seu desenvolvimento pessoal, das relações que estabelece com os outros e é na escola, um dos principais pontos de interação das crianças e adolescentes, que adquire os instrumentos necessários para o seu progresso cognitivo e emocional. Neste sentido, o presente projeto deteve como principal objetivo aumentar a frequência das interações positivas numa criança com dificuldades cognitivas e comportamentais através da implementação de um Sistema de Reforço positivo. O projeto foi concretizado com uma criança de 10 anos, a frequentar uma turma do 4º ano de escolaridade, com dificuldades cognitivas e comportamentais, marcada por um baixo autoconceito, dificuldades em lidar com determinadas situações pessoais e dificuldades ao nível das relações interpessoais. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida em conjunto com a professora da turma e decorreu em contexto de sala de aula. A análise dos dados recolhidos revela que a estratégia de intervenção resultou e as interações positivas mantiveram-se, posteriormente à aplicação do plano de intervenção.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Ana Carolina Novo dos2019-03-14T10:59:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28063202172694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:37ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
spellingShingle |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais Santos, Ana Carolina Novo dos Ensino Inclusão Interações Positivas Dificuldades Cognitivas Dificuldades Comportamentais Necessidades Educativas Especiais |
title_short |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_full |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_fullStr |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_full_unstemmed |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_sort |
Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
author |
Santos, Ana Carolina Novo dos |
author_facet |
Santos, Ana Carolina Novo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Carolina Novo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Inclusão Interações Positivas Dificuldades Cognitivas Dificuldades Comportamentais Necessidades Educativas Especiais |
topic |
Ensino Inclusão Interações Positivas Dificuldades Cognitivas Dificuldades Comportamentais Necessidades Educativas Especiais |
description |
O exercício educativo tem procurado progredir no sentido de uma escola para todos, isto é, uma escola preparada para se adaptar às carências e particularidades de cada aluno, independentemente, das dissemelhanças e dificuldades que patenteiam. A criança necessita, para o seu desenvolvimento pessoal, das relações que estabelece com os outros e é na escola, um dos principais pontos de interação das crianças e adolescentes, que adquire os instrumentos necessários para o seu progresso cognitivo e emocional. Neste sentido, o presente projeto deteve como principal objetivo aumentar a frequência das interações positivas numa criança com dificuldades cognitivas e comportamentais através da implementação de um Sistema de Reforço positivo. O projeto foi concretizado com uma criança de 10 anos, a frequentar uma turma do 4º ano de escolaridade, com dificuldades cognitivas e comportamentais, marcada por um baixo autoconceito, dificuldades em lidar com determinadas situações pessoais e dificuldades ao nível das relações interpessoais. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida em conjunto com a professora da turma e decorreu em contexto de sala de aula. A análise dos dados recolhidos revela que a estratégia de intervenção resultou e as interações positivas mantiveram-se, posteriormente à aplicação do plano de intervenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14T10:59:37Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28063 202172694 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28063 |
identifier_str_mv |
202172694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301281907408896 |