A inclusão de crianças com did: O caso da Escola Agrupamento VII de Bombardeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5488 |
Resumo: | O presente trabalho intitulado, A Inclusão de crianças com DID: “O Caso da Escola Agrupamento VII De Bombardeiro”, tem como objetivo geral, compreender até que ponto um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) está incluído na Escola Agrupamento VII de Bombardeiro. O estudo desenvolvido obedeceu a uma investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental a entrevistas semi-estruturadas, realizadas ao diretor da escola, a três professores do ensino regular e aos pais do aluno. Os resultados obtidos mostraram que os professores têm a perceção dos conceitos de Necessidades Educativas Especiais (NEE), e de Inclusão/Escola Inclusiva, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas dizem respeito à falta de recursos humanos e materiais. Quanto ao conceito de DID, não está bem interiorizado por todos os participantes, pois descrevem o conceito simplesmente como substituto de “deficiência intelectual ou até de deficiência mental”, não abordando em nenhum momento as competências adaptativas. Enquanto professores têm atitudes e práticas inclusivas, e mostram interesses necessidades de formação específica na área das NEE para melhor atenderem os alunos, consideram que a escola ainda não está preparada para a concretização da filosofia inclusiva, estando ainda numa faze embrionária da inclusão. |
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