A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sofia da Graça Marques da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/233
Resumo: Considerando que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e possuindo a Escola o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos, a presente investigação tem como finalidade reflectir sobre a importância da Educação Ambiental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo aplicou-se a todos os alunos do Ensino Básico, 1.º Ciclo, pertencentes às escolas de um Agrupamento do Concelho de Ourém, distrito de Santarém. Para a recolha de dados efectuámos um pedido de ilustração relativo à temática em análise, aos alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade e aplicámos um inquérito por questionário aos discentes das turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade, do referido Agrupamento de Escolas. A aplicação, leitura e interpretação destes instrumentos, bem como dos resultados da pesquisa, foram reveladores que o percurso escolar, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribui para a evolução da consciência ambiental nas crianças, fomentando o desenvolvimento da alfabetização/ literacia ambientais, daí os alunos estarem sensibilizados para as práticas que contribuem para a melhoria e defesa do ambiente, o que assume grande relevância face à crise ambiental que ocupa a agenda política do mundo actual.
id RCAP_dbb17892c78e347a1825433875f122cc
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoEducação ambientalCidadaniaEscolaAmbienteEducaçãoTMEConsiderando que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e possuindo a Escola o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos, a presente investigação tem como finalidade reflectir sobre a importância da Educação Ambiental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo aplicou-se a todos os alunos do Ensino Básico, 1.º Ciclo, pertencentes às escolas de um Agrupamento do Concelho de Ourém, distrito de Santarém. Para a recolha de dados efectuámos um pedido de ilustração relativo à temática em análise, aos alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade e aplicámos um inquérito por questionário aos discentes das turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade, do referido Agrupamento de Escolas. A aplicação, leitura e interpretação destes instrumentos, bem como dos resultados da pesquisa, foram reveladores que o percurso escolar, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribui para a evolução da consciência ambiental nas crianças, fomentando o desenvolvimento da alfabetização/ literacia ambientais, daí os alunos estarem sensibilizados para as práticas que contribuem para a melhoria e defesa do ambiente, o que assume grande relevância face à crise ambiental que ocupa a agenda política do mundo actual.Orientação: Professora Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.2013-08-14T18:01:08Z2010-07-21T11:40:14Z2010-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/233http://hdl.handle.net/11328/233CRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/233http://hdl.handle.net/11328/233porCota: TME 431Cruz, Sofia da Graça Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:03.170529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
title A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
spellingShingle A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
Cruz, Sofia da Graça Marques da
Educação ambiental
Cidadania
Escola
Ambiente
Educação
TME
title_short A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
title_full A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
title_fullStr A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
title_sort A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
author Cruz, Sofia da Graça Marques da
author_facet Cruz, Sofia da Graça Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sofia da Graça Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Cidadania
Escola
Ambiente
Educação
TME
topic Educação ambiental
Cidadania
Escola
Ambiente
Educação
TME
description Considerando que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta em que vivemos e possuindo a Escola o papel fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica” de todos os cidadãos, a presente investigação tem como finalidade reflectir sobre a importância da Educação Ambiental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo aplicou-se a todos os alunos do Ensino Básico, 1.º Ciclo, pertencentes às escolas de um Agrupamento do Concelho de Ourém, distrito de Santarém. Para a recolha de dados efectuámos um pedido de ilustração relativo à temática em análise, aos alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade e aplicámos um inquérito por questionário aos discentes das turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade, do referido Agrupamento de Escolas. A aplicação, leitura e interpretação destes instrumentos, bem como dos resultados da pesquisa, foram reveladores que o percurso escolar, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribui para a evolução da consciência ambiental nas crianças, fomentando o desenvolvimento da alfabetização/ literacia ambientais, daí os alunos estarem sensibilizados para as práticas que contribuem para a melhoria e defesa do ambiente, o que assume grande relevância face à crise ambiental que ocupa a agenda política do mundo actual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21T11:40:14Z
2010-07-21
2013-08-14T18:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/233
http://hdl.handle.net/11328/233
CRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/233
http://hdl.handle.net/11328/233
identifier_str_mv CRUZ, S. G. M.(2007). A importância da educação ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/233
url http://hdl.handle.net/11328/233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134985982050304