Qual o impacto da inovação no desempenho da indústria hoteleira?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64133 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
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Qual o impacto da inovação no desempenho da indústria hoteleira?InovaçãoDesempenhoIndústria hoteleiraInnovationPerformanceHotel industryCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaA dissertação tem como desígnio apurar o efeito da inovação no desempenho da indústria hoteleira. Para tal, procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o tema na qual foram esmiuçados os dois conceitos fundamentais (inovação e desempenho) e definidas quatro questões de investigação para averiguar o impacto da inovação, da inovação radical, do número de inovações implementadas e dos diferentes tipos de inovação (serviço, processo, organizacional e marketing). Como método de recolha de dados, utilizou-se um questionário que foi elaborado tendo por base o Community Innovation Survey e a revisão de literatura, sendo posteriormente enviado às empresas hoteleiras. Os dados provenientes desse inquérito foram usados na realização de testes estatísticos e econométricos com recurso ao programa STATA. Os resultados foram, de uma forma geral, satisfatórios, conseguindo-se verificar as relações estabelecidas entre as variáveis. Podem destacar-se os seguintes: a inovação tem um impacto positivo no desempenho; quanto maior o número de inovações introduzidas maior é a probabilidade de as empresas obterem um desempenho superior; a inovação de serviço e de marketing apresentam uma relação positiva com o desempenho. Quanto à inovação nova para o mercado (radical) e aos restantes dois tipos de inovação, não se conseguiu verificar que estas determinem o desempenho pelo que carecem de uma investigação futura mais aprofundada.The dissertation aims to investigate the effect of innovation on the performance of the hotel industry. For this purpose, a literature review was carried out on the subject in which the two fundamental concepts, innovation and performance were examined. Also four research questions were defined to investigate the impact of innovation, radical innovation, the number of innovations implemented and the different types of innovation (service, process, organizational and marketing). As a data collection method, we used a questionnaire that was elaborated based on the Community Innovation Survey and the literature review, and it was later sent to the hotel companies. Data from this survey were used to perform statistical and econometric tests using the STATA program. The results were, in general, satisfactory, being able to verify the established relations between the variables. The following results can be highlighted: innovation has a positive impact on performance; the greater the number of innovations introduced, the greater the likelihood that companies will outperform; service and marketing innovation are positively related to performance. As for new (radical) market innovation and the other two types of innovation, these could not be verified to determine performance and therefore require further intensive research.Barbosa, NatáliaUniversidade do MinhoSilva, Inês Magalhães Castro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64133por202337006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:00.428361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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