Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Élvio Henriques de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinto, Alexandra Marques, Fronteira, Inês Santos Estevinho, Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEs
Resumo: Enquadramento: A síndrome de burnout constitui um importante factor de impacto negativo na saúde, bem-estar e produtividade dos enfermeiros. Têm sido documentados efeitos directos na qualidade e segurança dos cuidados e, logo, no desempenho dos serviços de saúde. Embora estudos realizados em Portugal descrevam esta realidade em alguns contextos organizacionais, importante continua a ser a realização de estudos de âmbito nacional e internacional de larga escala. Objectivo: Descrever a percepção dos enfermeiros de serviços médico-cirúrgicos dos hospitais portugueses relativamente aos sintomas de burnout e sua relação com algumas variáveis sociodemográficas e profissionais. Material e métodos: Estudo quantitativo, observacional, transversal, analítico, envolvendo 2235 enfermeiros de unidades médico-cirúrgicas de adultos de 31 Hospitais portugueses. Os dados foram colhidos através da aplicação do Maslach Burnout Inventory (MBI) e de um questionário sociodemográfico e tratados com recurso à estatística descritiva e analítica. Resultados: Elevada prevalência de exaustão emocional, particularmente nos enfermeiros com menor experiência profissional, porém baixos níveis de despersonalização e de perda da realização profissional. Encontrou-se significância estatística (p≤0,05) na relação entre as variáveis sexo, experiência e título profissional, local de trabalho e tipo de serviço, relativamente à componente exaustão emocional; e, sexo, experiência profissional e part-time, no que que refere à despersonalização. Conclusão: Os níveis de exaustão emocional evidenciados exigem uma profunda e tempestiva reflexão por parte das diferentes entidades envolvidas nos sistemas de prestação de cuidados de enfermagem uma vez que tendo-se verificado níveis relativamente baixos de despersonalização e de perda da realização profissional, a reversão dos sintomas poderá ser mais facilmente conseguida. Estudos de casos de sucesso/insucesso, de intervenção e do tipo longitudinal são igualmente recomendados.
id RCAP_dc16be3fbf6ce1fcd0afa0d68ea7bbf3
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre BurnoutBurnoutEnfermeirosServiços Médico-cirúrgicosRN4CASTEnquadramento: A síndrome de burnout constitui um importante factor de impacto negativo na saúde, bem-estar e produtividade dos enfermeiros. Têm sido documentados efeitos directos na qualidade e segurança dos cuidados e, logo, no desempenho dos serviços de saúde. Embora estudos realizados em Portugal descrevam esta realidade em alguns contextos organizacionais, importante continua a ser a realização de estudos de âmbito nacional e internacional de larga escala. Objectivo: Descrever a percepção dos enfermeiros de serviços médico-cirúrgicos dos hospitais portugueses relativamente aos sintomas de burnout e sua relação com algumas variáveis sociodemográficas e profissionais. Material e métodos: Estudo quantitativo, observacional, transversal, analítico, envolvendo 2235 enfermeiros de unidades médico-cirúrgicas de adultos de 31 Hospitais portugueses. Os dados foram colhidos através da aplicação do Maslach Burnout Inventory (MBI) e de um questionário sociodemográfico e tratados com recurso à estatística descritiva e analítica. Resultados: Elevada prevalência de exaustão emocional, particularmente nos enfermeiros com menor experiência profissional, porém baixos níveis de despersonalização e de perda da realização profissional. Encontrou-se significância estatística (p≤0,05) na relação entre as variáveis sexo, experiência e título profissional, local de trabalho e tipo de serviço, relativamente à componente exaustão emocional; e, sexo, experiência profissional e part-time, no que que refere à despersonalização. Conclusão: Os níveis de exaustão emocional evidenciados exigem uma profunda e tempestiva reflexão por parte das diferentes entidades envolvidas nos sistemas de prestação de cuidados de enfermagem uma vez que tendo-se verificado níveis relativamente baixos de despersonalização e de perda da realização profissional, a reversão dos sintomas poderá ser mais facilmente conseguida. Estudos de casos de sucesso/insucesso, de intervenção e do tipo longitudinal são igualmente recomendados.Sinais Vitais2014-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEsporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEsurn:isbn:2182-9764Jesus, Élvio Henriques dePinto, Alexandra MarquesFronteira, Inês Santos EstevinhoMendes, Aida Maria de Oliveira Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2014-12-03T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:28.942756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
title Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
spellingShingle Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
Jesus, Élvio Henriques de
Burnout
Enfermeiros
Serviços Médico-cirúrgicos
RN4CAST
title_short Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
title_full Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
title_fullStr Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
title_full_unstemmed Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
title_sort Estudo RN4CAST em Portugal: Percepção dos enfermeiros sobre Burnout
author Jesus, Élvio Henriques de
author_facet Jesus, Élvio Henriques de
Pinto, Alexandra Marques
Fronteira, Inês Santos Estevinho
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
author_role author
author2 Pinto, Alexandra Marques
Fronteira, Inês Santos Estevinho
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Élvio Henriques de
Pinto, Alexandra Marques
Fronteira, Inês Santos Estevinho
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Enfermeiros
Serviços Médico-cirúrgicos
RN4CAST
topic Burnout
Enfermeiros
Serviços Médico-cirúrgicos
RN4CAST
description Enquadramento: A síndrome de burnout constitui um importante factor de impacto negativo na saúde, bem-estar e produtividade dos enfermeiros. Têm sido documentados efeitos directos na qualidade e segurança dos cuidados e, logo, no desempenho dos serviços de saúde. Embora estudos realizados em Portugal descrevam esta realidade em alguns contextos organizacionais, importante continua a ser a realização de estudos de âmbito nacional e internacional de larga escala. Objectivo: Descrever a percepção dos enfermeiros de serviços médico-cirúrgicos dos hospitais portugueses relativamente aos sintomas de burnout e sua relação com algumas variáveis sociodemográficas e profissionais. Material e métodos: Estudo quantitativo, observacional, transversal, analítico, envolvendo 2235 enfermeiros de unidades médico-cirúrgicas de adultos de 31 Hospitais portugueses. Os dados foram colhidos através da aplicação do Maslach Burnout Inventory (MBI) e de um questionário sociodemográfico e tratados com recurso à estatística descritiva e analítica. Resultados: Elevada prevalência de exaustão emocional, particularmente nos enfermeiros com menor experiência profissional, porém baixos níveis de despersonalização e de perda da realização profissional. Encontrou-se significância estatística (p≤0,05) na relação entre as variáveis sexo, experiência e título profissional, local de trabalho e tipo de serviço, relativamente à componente exaustão emocional; e, sexo, experiência profissional e part-time, no que que refere à despersonalização. Conclusão: Os níveis de exaustão emocional evidenciados exigem uma profunda e tempestiva reflexão por parte das diferentes entidades envolvidas nos sistemas de prestação de cuidados de enfermagem uma vez que tendo-se verificado níveis relativamente baixos de despersonalização e de perda da realização profissional, a reversão dos sintomas poderá ser mais facilmente conseguida. Estudos de casos de sucesso/insucesso, de intervenção e do tipo longitudinal são igualmente recomendados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEs
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEs
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=BoviocEs
urn:isbn:2182-9764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554220356730880