Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8733 |
Resumo: | Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica. A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID. |
id |
RCAP_dc1f4f3dabd74eef0c39cdfb15e61dbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicasXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresReconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica. A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8733por1646-2335Menezes, Maria da Conceição Vieira de AlmeidaCâmara, Maria Helena de FreitasSantos, Andréa Bezerra dosCastro, Dijenaide ChavesPedrosa, Giany Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.607690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
title |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
spellingShingle |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
title_full |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
title_fullStr |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
title_sort |
Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas |
author |
Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida |
author_facet |
Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida Câmara, Maria Helena de Freitas Santos, Andréa Bezerra dos Castro, Dijenaide Chaves Pedrosa, Giany Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Câmara, Maria Helena de Freitas Santos, Andréa Bezerra dos Castro, Dijenaide Chaves Pedrosa, Giany Paiva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida Câmara, Maria Helena de Freitas Santos, Andréa Bezerra dos Castro, Dijenaide Chaves Pedrosa, Giany Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica. A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8733 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949522292736 |