As políticas educacionais e formação do professor de história no Brasil: desafios contemporâneos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10686 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto a formação acadêmica de professores de História no Brasil, seus paradigmas norteadores, as recentes políticas educacionais e asimplicações para os cursos superiores de História no Brasil. A abordagem do tema enquadrou-se teoricamente nos estudos de Fonseca (2003, 2007), Fonseca e Silva (2011), Scheibe (2014) e Scheibe e Bazzo (2016). Do ponto de vista metodológico, o estudo centrou-se na pesquisa bibliográfica, pertinente à formação de professores de Históriae na pesquisa documental sobre a legislação brasileira que orientou as políticas de formação de professores nas últimas três décadas no Brasil. As atuais legislações orientadoras das políticas educacionais voltadas à formação de professores para educação básica apontam a premência da superação da dicotomia teoria e prática docente, aspecto abordado exaustivamente pela literatura sobre formação de professores de História no Brasil, a qual tem apontado a necessidade de os cursos superiores formarem profissionais com o perfil de professores/pesquisadores. |
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