Certificação do sistema de gestão da qualidade como fator de diferenciação na gestão organizacional: estudo no Distrito de Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5998 |
Resumo: | Este estudo procura investigar a necessidade das organizações investirem na gestão e na integração dos recursos humanos a partir da certificação do sistema de gestão da qualidade como um fator de melhoria no desempenho. A revisão bibliográfica tem em destaque temas como: a certificação do sistema de qualidade, a Norma ISO 9001, a gestão organizacional e estudos quanto às principais motivações, dificuldades e resultados obtidos em organizações certificadas com a Norma ISO 9001. A análise das principais dificuldades sentidas no processo de certificação, as maiores motivações para a certificação e a perceção dos resultados obtidos após a certificação foram levantados em estudo internacionais e nacionais e são a base para a elaboração do survey aplicado. O estudo tem como delimitação as empresas certificadas em ISO 9001, no Distrito de Vila Real, sendo o questionário direcionado aos funcionários, gestores e responsáveis pela gestão da qualidade. Com o apoio da ferramenta de análise estatística, foi possível planear as análises para obter os melhores resultados, sendo que se definiu que o inquérito aplicado seria dividido em tópicos. Este planeamento, efetuado antes da aplicação do questionário, permitiu um melhor preenchimento, facilitando a tabulação, a codificação e a análise. Com os 51 questionários válidos, foram tiradas conclusões no que se refere aos conceitos de qualidade, padronização, integração dos departamentos, além da preocupação com o cliente e o cumprimento dos prazos, que foram claramente evidenciados pelos inquiridos. |
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Certificação do sistema de gestão da qualidade como fator de diferenciação na gestão organizacional: estudo no Distrito de Vila RealGestão da qualidade totalProcesso de certificaçãoGestão organizacionalISO 9001Este estudo procura investigar a necessidade das organizações investirem na gestão e na integração dos recursos humanos a partir da certificação do sistema de gestão da qualidade como um fator de melhoria no desempenho. A revisão bibliográfica tem em destaque temas como: a certificação do sistema de qualidade, a Norma ISO 9001, a gestão organizacional e estudos quanto às principais motivações, dificuldades e resultados obtidos em organizações certificadas com a Norma ISO 9001. A análise das principais dificuldades sentidas no processo de certificação, as maiores motivações para a certificação e a perceção dos resultados obtidos após a certificação foram levantados em estudo internacionais e nacionais e são a base para a elaboração do survey aplicado. O estudo tem como delimitação as empresas certificadas em ISO 9001, no Distrito de Vila Real, sendo o questionário direcionado aos funcionários, gestores e responsáveis pela gestão da qualidade. Com o apoio da ferramenta de análise estatística, foi possível planear as análises para obter os melhores resultados, sendo que se definiu que o inquérito aplicado seria dividido em tópicos. Este planeamento, efetuado antes da aplicação do questionário, permitiu um melhor preenchimento, facilitando a tabulação, a codificação e a análise. Com os 51 questionários válidos, foram tiradas conclusões no que se refere aos conceitos de qualidade, padronização, integração dos departamentos, além da preocupação com o cliente e o cumprimento dos prazos, que foram claramente evidenciados pelos inquiridos.This study aimed to investigate the need for organizations to invest in the management and integration of human resources from the certification of the quality management system as an improvement factor in performance. The literature review has highlighted topics such as: quality system certification, ISO 9001, organizational management, and studies of the main motivations, difficulties and results in organizations certified to ISO 9001. The analysis of the main difficulties in the certification process, the major motivations for certification and the perception of the results obtained after certification were raised in national and international study and are the basis for the development of the applied survey. This study delimitated companies certified in ISO 9001, in the District of Vila Real, and the questionnaire was directed to employees, managers and responsible for the quality management. With the support of statistical analysis tool, it was possible to plan the analysis for the best results, and defined that the investigation would be applied into topics. This planning made before the questionnaire, allowed a better fill, facilitating tab, coding and analysis. With 51 valid questionnaires, conclusions were the concepts of quality, standardization, integration of departments, as well as concern for the customer and meeting deadlines, which were clearly evidenced by the respondents.2016-05-30T15:25:53Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5998pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanuto, Simone Aparecidareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:43.047448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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