Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Empresas de Fiscalização de Obras, Projecto e Consultadoria Técnica: A certificação ISO 9001 em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Filipe Manuel da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2097
Resumo: A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas portuguesas ganha hoje em dia, contornos de “meta a atingir”. A certificação de sistemas de gestão da qualidade é hoje vista como uma “bandeira” diferenciadora para as empresas, pois permite-lhes ter vantagem sobre os seus concorrentes directos. O conceito de melhoria contínua subjacente à norma ISO 9001 transmite para o mercado a imagem de empresas capazes de satisfazer e superar as exigências dos clientes, direccionando todos os colaboradores para esse objectivo comum. As empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica têm aderido a este conceito mostrando interesse em adquirir uma maior cultura organizacional, melhorar a qualidade do produto/serviço e dos processos internos. Este trabalho avalia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 nas empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica, através da realização de um questionário às empresas certificadas deste sector em Portugal. Os resultados deste estudo indicam que as principais razões que levaram as empresas de fiscalização de obras, projecto e consultadoria técnica a enveredarem pela certificação dos seus Sistemas de Gestão, são a necessidade de satisfação dos seus clientes e de melhoria contínua da qualidade do serviço. Durante o processo de implementação do SGQ, surgiram dificuldades relacionadas essencialmente com o tempo necessário para tratar de burocracias e com os custos da Qualidade. Concluiu-se ainda que as pessoas mais envolvidas em manter o Sistema “vivo”, são a gestão de topo e o gestor da qualidade, sendo estes também os principais responsáveis pela detecção e correcção de não conformidades. Com o SGQ, as empresas implementaram novos métodos de motivação dos colaboradores, dando mais importância à formação e à comunicação e revelaram que pretendem manter a certificação.
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