Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sílvia Maria Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13938
Resumo: O mercado das marcas de luxo internacionais, embora tenha assistido a crescimentos constantes nas últimas décadas, debate-se atualmente com um ambiente económico adverso que cada vez mais obriga as marcas a irem constantemente além no que toca a satisfazer e a tornar leais os seus consumidores. Este estudo desenvolveu e testou dois modelos estruturais para examinar os determinantes e os consequentes da satisfação com as marcas de luxo. A análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressões lineares foram as técnicas utilizadas para avaliar o modelo. Com base num questionário, e enquanto determinantes da satisfação, este estudo mostrou que o envolvimento contribui favoravelmente para a perceção dos valores funcionais, individuais e sociais no valor percebido da marca de luxo. O envolvimento, a qualidade percebida e os valores funcionais, sociais e individuais são importantes na criação de satisfação. No que concerne aos seus consequentes, a satisfação e o envolvimento influenciam o brand affect. A satisfação e o brand affect demonstraram ter efeitos no brand trust. Verificou-se que o brand trust tem impatos negativos sobre o brand risk. A lealdade é influenciada pelo brand trust e brand affect. As implicações para o marketing são discutidas.
id RCAP_dc80e7c131cd5c3b13e8ceb9bf93b048
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxoGestãoConsumo (Economia)LuxoMarcasO mercado das marcas de luxo internacionais, embora tenha assistido a crescimentos constantes nas últimas décadas, debate-se atualmente com um ambiente económico adverso que cada vez mais obriga as marcas a irem constantemente além no que toca a satisfazer e a tornar leais os seus consumidores. Este estudo desenvolveu e testou dois modelos estruturais para examinar os determinantes e os consequentes da satisfação com as marcas de luxo. A análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressões lineares foram as técnicas utilizadas para avaliar o modelo. Com base num questionário, e enquanto determinantes da satisfação, este estudo mostrou que o envolvimento contribui favoravelmente para a perceção dos valores funcionais, individuais e sociais no valor percebido da marca de luxo. O envolvimento, a qualidade percebida e os valores funcionais, sociais e individuais são importantes na criação de satisfação. No que concerne aos seus consequentes, a satisfação e o envolvimento influenciam o brand affect. A satisfação e o brand affect demonstraram ter efeitos no brand trust. Verificou-se que o brand trust tem impatos negativos sobre o brand risk. A lealdade é influenciada pelo brand trust e brand affect. As implicações para o marketing são discutidas.Although the international market of luxury brands have been constantly growing in the last decades, it actually struggles with an adverse economical scenario which compels brands to go beyond on which concern their consumers satisfaction and loyalty. This study have developed and tested two structural models to examine the determinants and consequents of the luxury brands costumer satisfaction. Reliability analysis, exploratory factor analysis and linear regressions techniques were used to evaluate the models. This research, based on a survey, shows that brand involvement strongly contributes to the functional, individual and social values perception of the brand. Therefore, the involvement, the perceived quality and the functional, individual and social values are determinants of brand satisfaction. In what regards the consequents, satisfaction and involvement both have influence on the brand affect. Satisfaction and brand affect influence brand trust. It was also verified that brand trust have negative effects on the brand risk. Loyalty is directly connected with the brand trust and brand affect. Finally, implications for marketing are discussed.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:48Z2013-12-01T00:00:00Z2013-122015-11-25T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13938TID:201593920porAlmeida, Sílvia Maria Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:23Zoai:ria.ua.pt:10773/13938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:38.685067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
title Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
spellingShingle Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
Almeida, Sílvia Maria Gomes de
Gestão
Consumo (Economia)
Luxo
Marcas
title_short Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
title_full Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
title_fullStr Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
title_full_unstemmed Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
title_sort Determinantes e consequentes da satisfação com as marcas de luxo
author Almeida, Sílvia Maria Gomes de
author_facet Almeida, Sílvia Maria Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sílvia Maria Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Consumo (Economia)
Luxo
Marcas
topic Gestão
Consumo (Economia)
Luxo
Marcas
description O mercado das marcas de luxo internacionais, embora tenha assistido a crescimentos constantes nas últimas décadas, debate-se atualmente com um ambiente económico adverso que cada vez mais obriga as marcas a irem constantemente além no que toca a satisfazer e a tornar leais os seus consumidores. Este estudo desenvolveu e testou dois modelos estruturais para examinar os determinantes e os consequentes da satisfação com as marcas de luxo. A análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressões lineares foram as técnicas utilizadas para avaliar o modelo. Com base num questionário, e enquanto determinantes da satisfação, este estudo mostrou que o envolvimento contribui favoravelmente para a perceção dos valores funcionais, individuais e sociais no valor percebido da marca de luxo. O envolvimento, a qualidade percebida e os valores funcionais, sociais e individuais são importantes na criação de satisfação. No que concerne aos seus consequentes, a satisfação e o envolvimento influenciam o brand affect. A satisfação e o brand affect demonstraram ter efeitos no brand trust. Verificou-se que o brand trust tem impatos negativos sobre o brand risk. A lealdade é influenciada pelo brand trust e brand affect. As implicações para o marketing são discutidas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01T00:00:00Z
2013-12
2015-11-25T15:00:00Z
2018-07-20T14:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13938
TID:201593920
url http://hdl.handle.net/10773/13938
identifier_str_mv TID:201593920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137547217010688