A influência do exploratório na aprendizagem das ciências no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matela, Vanda Maria Freire
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1338
Resumo: São temas tão actuais como a exploração do Espaço, frequentemente trazidos ao conhecimento geral pela comunicação social, que contribuem para suscitar o entusiasmo e a curiosidade pelos fenómenos astronómicos, e levantam a questão de a escola possuir ou não condições e meios, no seu espaço físico, para promover aprendizagens significativas nesta área. O presente trabalho propõe-se averiguar sobre a contribuição da utilização de um Exploratório no 1º CEB. O estudo é composto por uma apresentação não exaustiva do quadro geral do Ensino das Ciências (suas principais características, nomeadamente no tema Sol-Terra-Lua, que foi a temática seleccionada pelo grau de abstracção inerente), e de um estudo de caso realizado no 1º ano do 1º CEB (análise e discussão dos resultados). De entre algumas hipóteses possíveis para complementar a eventual falta de condições e meios, seleccionou-se a de recorrer a um Centro Interactivo de Ciência, por ser uma estrutura facilmente acessível e disponível no contexto escolar em consideração. No caso em estudo pretende-se contribuir para perceber se os alunos que usufruem de actividades de ensino/aprendizagem diversificadas sobre aspectos ligados à Astronomia, num contexto não formal – Exploratório Infante D. Henrique em Coimbra – onde podem ser simuladas algumas observações astronómicas, adquirem uma melhor compreensão dos fenómenos e dos conceitos que a abordagem levanta, principalmente quando apelam a um nível elevado de abstracção. Procura-se perceber qual a influência que o Exploratório tem na motivação para o ensino/aprendizagem das ciências e na promoção de competências. Este trabalho pretende ser um testemunho na tentativa de superar as necessidades de implementação de um Ensino das Ciências no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, e proporcionar aos docentes informação sobre os resultados que podem esperar da utilização de meios necessários e disponíveis para poderem responder, de uma forma eficaz, aos desafios inerentes à sua prática profissional. Neste sentido espera-se contribuir para a diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem, bem como para identificar alguns dos obstáculos sentidos pelos professores na abordagem de temas abstractos. ABSTRACT: Current subjects such as space exploration, frequently brought to the common knowledge by media, which contributes to arouse the enthusiasm and the curiosity for the astronomic phenomenon, which raises the question of whether the school possesses or not conditions and ways, in its physic space, to promote significant learning in this area. The present work intends to investigate the contribution for learning purposes of the use of an Exploratorium in the first cycle. This study is not an exhausting presentation of the general picture of the education of the sciences (its main characteristic, mainly in the subject Sun- Earth-Moon, that was the thematic taught for the degree of inherent abstractor), and of a study case carried through in the first year of the first cycle. Among some possible ways to complement the eventual lack of conditions and ways, we chose an interactive science centre, for being a structure easily accessible and available in the school context in consideration. In this case it is intended to understand if the pupils who benefit from diversified activities of teaching/learning about Astronomy, in a non-formal context – Exploratorium Infante D. Henrique in Coimbra - where there can be simulated some astronomic observations, acquire a better understanding of the phenomenon and the concepts, mainly when they appeal to a big abstraction level. We try to understand the influence the Exploratorium may have in the motivation for teaching/learning of the sciences and in the promotion of competencies. This work intends to be a testimony in the attempt to overcome the necessity to implement science study in the first year of the first cycle and to provide the teachers data about what results to expect when using necessary and available means that may answer in a satisfactory way to the challenges of their practice. In this way it’s expected to contribute to the diversification of strategies of the teaching / learning, as well as, to identify some of the obstacles felt by teachers when approaching abstractor subjects.
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De entre algumas hipóteses possíveis para complementar a eventual falta de condições e meios, seleccionou-se a de recorrer a um Centro Interactivo de Ciência, por ser uma estrutura facilmente acessível e disponível no contexto escolar em consideração. No caso em estudo pretende-se contribuir para perceber se os alunos que usufruem de actividades de ensino/aprendizagem diversificadas sobre aspectos ligados à Astronomia, num contexto não formal – Exploratório Infante D. Henrique em Coimbra – onde podem ser simuladas algumas observações astronómicas, adquirem uma melhor compreensão dos fenómenos e dos conceitos que a abordagem levanta, principalmente quando apelam a um nível elevado de abstracção. Procura-se perceber qual a influência que o Exploratório tem na motivação para o ensino/aprendizagem das ciências e na promoção de competências. 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The present work intends to investigate the contribution for learning purposes of the use of an Exploratorium in the first cycle. This study is not an exhausting presentation of the general picture of the education of the sciences (its main characteristic, mainly in the subject Sun- Earth-Moon, that was the thematic taught for the degree of inherent abstractor), and of a study case carried through in the first year of the first cycle. Among some possible ways to complement the eventual lack of conditions and ways, we chose an interactive science centre, for being a structure easily accessible and available in the school context in consideration. In this case it is intended to understand if the pupils who benefit from diversified activities of teaching/learning about Astronomy, in a non-formal context – Exploratorium Infante D. Henrique in Coimbra - where there can be simulated some astronomic observations, acquire a better understanding of the phenomenon and the concepts, mainly when they appeal to a big abstraction level. We try to understand the influence the Exploratorium may have in the motivation for teaching/learning of the sciences and in the promotion of competencies. This work intends to be a testimony in the attempt to overcome the necessity to implement science study in the first year of the first cycle and to provide the teachers data about what results to expect when using necessary and available means that may answer in a satisfactory way to the challenges of their practice. In this way it’s expected to contribute to the diversification of strategies of the teaching / learning, as well as, to identify some of the obstacles felt by teachers when approaching abstractor subjects.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:38Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1338porMatela, Vanda Maria Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:05Zoai:ria.ua.pt:10773/1338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.291249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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