Percepção e predicação: teoria do juízo apofântico na lógica genética de Edmund Husserl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sérgio Valente
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3911
Resumo: Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
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spelling Percepção e predicação: teoria do juízo apofântico na lógica genética de Edmund HusserlHusserl, Edmund, 1859-1938JuízoPercepção (Filosofia)Intencionalidade (Filosofia)Realismo (Filosofia)Teses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011Este estudo é sobre a teoria genética da predicação, principalmente, em Erfahrung und Urteil. Ele está centrado no conceito de partiale Deckung. Esta noção é a chave para negar o chamado ―realismo‖ platónico. Ao contrário do conceito de Frege de Ungesättigtheit, que realmente separa o universal e o individual, a noção de partiale Deckung mostra a génese empírica dos universais e a sua irrealidade. Destaco o realismo metafísico subjacente ao estatuto ontológico das idealidades como Irrealitäten – o tipo de ser oposto ao da realidade. O conceito revolucionário de partiale Deckung entre S e p, no juízo apofântico (―S é p.‖), permite articular a percepção e a predicação, ao contrário do paradigma fregeano-Analítico. Juntamente com esta teoria, uma outra – a teoria das modalidades de crença do juízo – supera a actual tendência para ver o juízo como uma mera articulação de conteúdos conceptuais, que pode, titubeantemente, referir-se ao mundo. Este anti-realismo (com origem na noção não-intencional de estado mental dos Modernos) é bastante diferente da teoria aristotélica: os juízos referem-se principalmente a factos. A existência de juízos falsos é o principal argumento para a dissociação coeva entre predicação e percepção (que é quase sempre verdadeira). Segundo a teoria das modalidades de crença do juízo, o juízo é sempre acompanhado por um modo de crença: efectividade, possibilidade, necessidade, etc. Ambas as teorias enquadram-se numa outra mais abrangente: a da intencionali-dade da consciência. É a intentio que liga os juízos ao mundo, sem a qual as proposi-ções seriam entidades mediadoras vindas dum topos ouranios. Ao invés, as proposições são apenas os factos enquanto supostos. Num gesto de parcimónia, o pensamento genético de Husserl rebate o nível predicativo sobre o original nível da percepção.Abstract: This study is on genetic theory of predication, mainly in Erfahrung und Urteil. It is centred on the concept of partiale Deckung. This notion is the key for denying the so--called Platonic ―realism‖. On the contrary to Frege‘s concept of Ungesättigtheit, which really separates the universal and the individual, the notion of partiale Deckung shows the empirical genesis of universals and their unreality. I stress the metaphysical realism underlying the ontological status of idealities as Irrealitäten – the opposed kind of being to the reality one. The revolutionary concept of partiale Deckung between S and p in apophantic judgement (―S is p.‖) permits to articulate perception and predication, unlike the Fregean-Analytical paradigm. Along with this theory another one – the theory of modalities of belief of the judgement – overcomes the present tendency to see judgement as a mere articulation of conceptual contents, which can falteringly refer to the world. This anti-realism (with origins in the notion of non-intentional mental state of the Moderns) is quite different from the Aristotelian theory: judgements mainly refer to facts. The existence of false judgements is the main argument to the modern dissociation of predication from perception (which is almost always true). According to the theory of modalities of belief of the judgement, judgment is always accompanied by a mode of belief: effectiveness, possibility, necessity, etc. Both theories fit into a more inclusive one: the intentionality of consciousness. It is the intentio that directly links judgements with world, without which the propositions are mediating entities from a topos ouranios. Instead, propositions are just facts as sup-posed. In a gesture of parsimony, Husserl‘s genetic thought overlaps the predicative level on the original level of perception.Nabais, Nuno,1957-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Sérgio Valente2011-08-11T13:23:07Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:41.075579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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