Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,António
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos,Catarina, Santos,João, Figueiredo,Marta, Ratushnyi,Roman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009
Resumo: Resumo Enquadramento: a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono. Objetivo: avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação. Metodologia: estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos. Resultados: participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes. Conclusão: as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.
id RCAP_dc9ab9d35859905465531ecf202df66d
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-15782023000200009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúdeeducação à distânciasatisfação pessoalestudantes de ciências da saúdeensino superiorResumo Enquadramento: a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono. Objetivo: avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação. Metodologia: estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos. Resultados: participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes. Conclusão: as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.6 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009Ferreira,AntónioSantos,CatarinaSantos,JoãoFigueiredo,MartaRatushnyi,Romaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T23:00:45Zoai:scielo:S2184-15782023000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:45.875653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
title Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
spellingShingle Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
Ferreira,António
educação à distância
satisfação pessoal
estudantes de ciências da saúde
ensino superior
title_short Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
title_full Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
title_fullStr Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
title_full_unstemmed Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
title_sort Efetividade do ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde
author Ferreira,António
author_facet Ferreira,António
Santos,Catarina
Santos,João
Figueiredo,Marta
Ratushnyi,Roman
author_role author
author2 Santos,Catarina
Santos,João
Figueiredo,Marta
Ratushnyi,Roman
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,António
Santos,Catarina
Santos,João
Figueiredo,Marta
Ratushnyi,Roman
dc.subject.por.fl_str_mv educação à distância
satisfação pessoal
estudantes de ciências da saúde
ensino superior
topic educação à distância
satisfação pessoal
estudantes de ciências da saúde
ensino superior
description Resumo Enquadramento: a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono. Objetivo: avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação. Metodologia: estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos. Resultados: participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes. Conclusão: as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação & Inovação em Saúde v.6 n.2 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790689017856