Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Anelice
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques, Garcia, Óscar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53281
Resumo: O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.
id RCAP_e7d1094ada11c479fe9c8d57774d83fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distânciaEnvolvimento do estudante no ensino superiorEnsino superior presencialEnsino superior à distância no BrasilO estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.Repositório da Universidade de LisboaFigueiredo, AneliceVeiga, Feliciano HenriquesGarcia, Óscar2022-06-06T14:09:20Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53281porFigueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:05.605849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
title Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
spellingShingle Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
Figueiredo, Anelice
Envolvimento do estudante no ensino superior
Ensino superior presencial
Ensino superior à distância no Brasil
title_short Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
title_full Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
title_fullStr Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
title_full_unstemmed Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
title_sort Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
author Figueiredo, Anelice
author_facet Figueiredo, Anelice
Veiga, Feliciano Henriques
Garcia, Óscar
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
Garcia, Óscar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Anelice
Veiga, Feliciano Henriques
Garcia, Óscar
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do estudante no ensino superior
Ensino superior presencial
Ensino superior à distância no Brasil
topic Envolvimento do estudante no ensino superior
Ensino superior presencial
Ensino superior à distância no Brasil
description O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05
2021-05-01T00:00:00Z
2022-06-06T14:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53281
url http://hdl.handle.net/10451/53281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134591332646912