Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cassandra Filipa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36147
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre práticas de leitura por prazer numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidos como principais objetivos do projeto de intervenção-investigação: a) conceber e implementar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade que promova a educação literária; b) averiguar as potencialidades e limitações dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças; c) identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de leitura e hora do conto, sistematizam-se as principais perspetivas teóricas sobre a educação literária e fundamenta-se a importância e pertinência da Leitura na sociedade atual e para o sucesso académico dos alunos e identificam-se estratégias promotoras de leitura por prazer. Este projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação, englobou diversas técnicas de recolha de dados, tais como: inquéritos por questionário; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo e análise quantitativa. A análise de dados obtidos através do questionário de práticas de leitura por prazer dos alunos, implementado antes e após o desenvolvimento do projeto de intervenção, dos instrumentos de apoio à planificação, dos registos das observações efetuadas e dos trabalhos dos alunos, aponta no sentido de que a motivação para o gosto pela leitura contribuiu para promover novas hábitos de leitura nos alunos, bem como para os consciencializar da importância do livro e da leitura.
id RCAP_dcaaaa7af504f9c2d0a6464e81c45831
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º anoDidática da língua portuguesaLeitura por prazerSequência didática e 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre práticas de leitura por prazer numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidos como principais objetivos do projeto de intervenção-investigação: a) conceber e implementar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade que promova a educação literária; b) averiguar as potencialidades e limitações dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças; c) identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de leitura e hora do conto, sistematizam-se as principais perspetivas teóricas sobre a educação literária e fundamenta-se a importância e pertinência da Leitura na sociedade atual e para o sucesso académico dos alunos e identificam-se estratégias promotoras de leitura por prazer. Este projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação, englobou diversas técnicas de recolha de dados, tais como: inquéritos por questionário; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo e análise quantitativa. A análise de dados obtidos através do questionário de práticas de leitura por prazer dos alunos, implementado antes e após o desenvolvimento do projeto de intervenção, dos instrumentos de apoio à planificação, dos registos das observações efetuadas e dos trabalhos dos alunos, aponta no sentido de que a motivação para o gosto pela leitura contribuiu para promover novas hábitos de leitura nos alunos, bem como para os consciencializar da importância do livro e da leitura.The present internship report was carried out in the framework of the following curricular units: Supervised Pedagogical Practice (PPS), the Educational Guidance Seminar (SOE), the Master's in Pre-school Education and Primary School Teaching and portrays the development of an intervention-research project on the thematic of reading for pleasure practices in a 4th grade class of the 1st basic educational cycle. The main goals of the following intervention-research project were defined as follows: a) To conceive and implement a didactic experience for 4th grade children that promotes literacy education. b) To investigate the potentialities and constraints of this didactic experiment in the children's learning development. c) Identify potential effects of PII on the trainee teacher-investigator's professional and personal growth. The theoretical framework supporting this intervention-research project showcases the concepts of reading and storytelling, presenting the main theoretical perspectives on modern literary education. Highlighting the relevance of reading in today’s society as well for student’s academic success, while also identifying strategies to promote the premise of reading for pleasure. This interventive research project with active research characteristics included several data collection techniques, such as questionnaire surveys, direct observation, and document collection. The data obtained was reviewed using content and quantitative analysis. The analysis of the data obtained throughout the students' questionnaire about their reading practices for pleasure implemented before and after the development of the intervention project; the support planning instruments; the records of field observations and the students' classroom work, points out that the strengthened motivation for reading, contributed to promote new reading habits in students, as well as to make them more aware of the importance of books and reading in general.2023-01-31T14:33:24Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36147porPereira, Cassandra Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.469378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
title Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
spellingShingle Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
Pereira, Cassandra Filipa da Silva
Didática da língua portuguesa
Leitura por prazer
Sequência didática e 1.º ciclo do ensino básico
title_short Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
title_full Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
title_fullStr Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
title_full_unstemmed Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
title_sort Práticas de leitura por prazer: um estudo numa turma do 4º ano
author Pereira, Cassandra Filipa da Silva
author_facet Pereira, Cassandra Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cassandra Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da língua portuguesa
Leitura por prazer
Sequência didática e 1.º ciclo do ensino básico
topic Didática da língua portuguesa
Leitura por prazer
Sequência didática e 1.º ciclo do ensino básico
description O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre práticas de leitura por prazer numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram definidos como principais objetivos do projeto de intervenção-investigação: a) conceber e implementar uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade que promova a educação literária; b) averiguar as potencialidades e limitações dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças; c) identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de leitura e hora do conto, sistematizam-se as principais perspetivas teóricas sobre a educação literária e fundamenta-se a importância e pertinência da Leitura na sociedade atual e para o sucesso académico dos alunos e identificam-se estratégias promotoras de leitura por prazer. Este projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação, englobou diversas técnicas de recolha de dados, tais como: inquéritos por questionário; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo e análise quantitativa. A análise de dados obtidos através do questionário de práticas de leitura por prazer dos alunos, implementado antes e após o desenvolvimento do projeto de intervenção, dos instrumentos de apoio à planificação, dos registos das observações efetuadas e dos trabalhos dos alunos, aponta no sentido de que a motivação para o gosto pela leitura contribuiu para promover novas hábitos de leitura nos alunos, bem como para os consciencializar da importância do livro e da leitura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2023-01-31T14:33:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36147
url http://hdl.handle.net/10773/36147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725726588928