Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Francisca Meire do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3098
Resumo: Este trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo.
id RCAP_dcc32c1ef4fc3d9a65e2ccf58a87e5a8
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambientalInovação pedagógicaEducação ambientalPráticas pedagógicasReflorestamento e tecnologia móvelPedagogical innovationEnvironmental educationPedagogical practicesReforestation and mobile technologyCiências da Educação – Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo.This work aims to verify that there are innovative pedagogical practices in a project involving reforestation and Mobile Technology held in school Ernesto Gurgel Valente in the municipality of Aquiraz/CE, Brazil. The research investigates, how learning, when associated environmental and technology topics. We investigate the teaching practices used in this process. So our question is: are there any innovative pedagogical practices in Reforestation project and Mobile Technology held in school Ernesto Gurgel Valente? Innovation is an intentional change, which aims to improve the result. The pedagogical innovation follows this same line and seeks to identify, describe and interpret critically learning environments, implying qualitative changes in pedagogical practices, emphasizing the autonomy of the learner. For realization of this investigation we use qualitative research of ethnographical nature as methodological path. The data were collected through participant observation of the researcher, photographic record, collecting artifacts and documents, unstructured interviews and records were made in field journal. They were interpreted consciously and critically, so we can conclude that environmental education is an alternative to the preservation of the environment, since it generates atitudinal change. We can also say that the teaching practices used in the Reforestation project and Mobile Technology developed at school Ernesto Gurgel Valente are considered innovative. The methodologies employed in this project, satisfy a constructionist perspective of learning, in which students have autonomy, and work in criticity collaboration system in knowledge construction positioning itself as subject the same assets.Brazão, José Paulo GomesMoura, Dayse Cabral deDigitUMaMoreira, Francisca Meire do Nascimento2021-02-02T22:25:55Z2020-07-15T00:00:00Z2020-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3098202581640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.010561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
title Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
spellingShingle Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
Moreira, Francisca Meire do Nascimento
Inovação pedagógica
Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Reflorestamento e tecnologia móvel
Pedagogical innovation
Environmental education
Pedagogical practices
Reforestation and mobile technology
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
title_full Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
title_fullStr Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
title_full_unstemmed Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
title_sort Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
author Moreira, Francisca Meire do Nascimento
author_facet Moreira, Francisca Meire do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
Moura, Dayse Cabral de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Francisca Meire do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Reflorestamento e tecnologia móvel
Pedagogical innovation
Environmental education
Pedagogical practices
Reforestation and mobile technology
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inovação pedagógica
Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Reflorestamento e tecnologia móvel
Pedagogical innovation
Environmental education
Pedagogical practices
Reforestation and mobile technology
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T00:00:00Z
2020-07-15T00:00:00Z
2021-02-02T22:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3098
202581640
url http://hdl.handle.net/10400.13/3098
identifier_str_mv 202581640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930527670272