Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3098 |
Resumo: | Este trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo. |
id |
RCAP_dcc32c1ef4fc3d9a65e2ccf58a87e5a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3098 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambientalInovação pedagógicaEducação ambientalPráticas pedagógicasReflorestamento e tecnologia móvelPedagogical innovationEnvironmental educationPedagogical practicesReforestation and mobile technologyCiências da Educação – Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo.This work aims to verify that there are innovative pedagogical practices in a project involving reforestation and Mobile Technology held in school Ernesto Gurgel Valente in the municipality of Aquiraz/CE, Brazil. The research investigates, how learning, when associated environmental and technology topics. We investigate the teaching practices used in this process. So our question is: are there any innovative pedagogical practices in Reforestation project and Mobile Technology held in school Ernesto Gurgel Valente? Innovation is an intentional change, which aims to improve the result. The pedagogical innovation follows this same line and seeks to identify, describe and interpret critically learning environments, implying qualitative changes in pedagogical practices, emphasizing the autonomy of the learner. For realization of this investigation we use qualitative research of ethnographical nature as methodological path. The data were collected through participant observation of the researcher, photographic record, collecting artifacts and documents, unstructured interviews and records were made in field journal. They were interpreted consciously and critically, so we can conclude that environmental education is an alternative to the preservation of the environment, since it generates atitudinal change. We can also say that the teaching practices used in the Reforestation project and Mobile Technology developed at school Ernesto Gurgel Valente are considered innovative. The methodologies employed in this project, satisfy a constructionist perspective of learning, in which students have autonomy, and work in criticity collaboration system in knowledge construction positioning itself as subject the same assets.Brazão, José Paulo GomesMoura, Dayse Cabral deDigitUMaMoreira, Francisca Meire do Nascimento2021-02-02T22:25:55Z2020-07-15T00:00:00Z2020-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3098202581640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.010561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
title |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
spellingShingle |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental Moreira, Francisca Meire do Nascimento Inovação pedagógica Educação ambiental Práticas pedagógicas Reflorestamento e tecnologia móvel Pedagogical innovation Environmental education Pedagogical practices Reforestation and mobile technology Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
title_full |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
title_fullStr |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
title_sort |
Reflorestamento e tecnologia móvel: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental |
author |
Moreira, Francisca Meire do Nascimento |
author_facet |
Moreira, Francisca Meire do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes Moura, Dayse Cabral de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Francisca Meire do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação pedagógica Educação ambiental Práticas pedagógicas Reflorestamento e tecnologia móvel Pedagogical innovation Environmental education Pedagogical practices Reforestation and mobile technology Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inovação pedagógica Educação ambiental Práticas pedagógicas Reflorestamento e tecnologia móvel Pedagogical innovation Environmental education Pedagogical practices Reforestation and mobile technology Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho objetiva verificar se existem práticas pedagógicas inovadoras em um projeto que associa Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente no município de Aquiraz/CE, Brasil. A pesquisa investiga, como se dá a aprendizagem, quando se associa temáticas ambientais e tecnologia. Investigamos, também, as práticas pedagógicas utilizadas neste processo. Assim, nosso questionamento é: existem práticas pedagógicas inovadoras no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel realizado na escola Ernesto Gurgel Valente? Inovação é uma mudança intencional, que visa melhorar um resultado. A Inovação Pedagógica segue esta mesma linha e busca identificar, descrever e interpretar criticamente os ambientes de aprendizagem, implicando mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, ressaltando a autonomia do aprendiz. Para realização desta investigação utilizamos a pesquisa qualitativa e o estudo de caso como caminho metodológico. Os dados foram recolhidos, através da observação participante da pesquisadora, registro fotográfico, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas, os registros foram feitos em diário de campo. Os mesmos foram interpretados de forma consciente e crítica, por isso podemos concluir que, Educação Ambiental é uma alternativa para a preservação do meio ambiente, visto que gera mudança atitudinal. Também podemos afirmar que as práticas pedagógicas utilizadas no projeto Reflorestamento e Tecnologia Móvel desenvolvido na escola Ernesto Gurgel Valente são consideradas inovadoras. As metodologias empregadas neste projeto atendem uma perspectiva construcionista de aprendizagem, na qual os alunos possuem autonomia, criticidade e trabalham em sistema de colaboração na construção do conhecimento posicionando-se como sujeitos ativos do mesmo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15T00:00:00Z 2020-07-15T00:00:00Z 2021-02-02T22:25:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3098 202581640 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3098 |
identifier_str_mv |
202581640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129930527670272 |