Patrocínios desportivos: a Sagres e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, João Pedro Medeiros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4340
Resumo: Os patrocínios surgem cada vez mais como uma ferramenta de comunicação emergente, fruto da saturação de mensagens publicitárias tradicionais, e surgem com cada vez mais frequência nas estratégias de comunicação das principais empresas e marcas. Por outro lado, em tempos de profunda crise económica, a indústria do desporto em geral e principalmente do futebol, tem registado um crescimento significativo ao longo dos últimos anos, com a profissionalização de diversos sectores, dos quais se destaca a aposta em estratégias de marketing como fontes geradoras de receitas para clubes e organizações. Cientes desta situação, são cada vez mais as marcas que vêm no Futebol um veículo apetecível para comunicarem com os seus consumidores dada a elevada exposição mediática que a associação a este desporto lhes confere. Vibrar, respirar, discutir, analisar, comentar futebol é uma rotina praticamente diária e o impacto da presença plena e activa da marca neste território parece ser a aproximação emocional entre a mesma e os seus consumidores. Interessa portanto analisar o retorno para as marcas patrocinadoras nas suas vertentes mais importantes: Notoriedade e impacto nas vendas. Após a sistematização e análise dos conceitos teóricos retirados da literatura científica, estes serão comparados com a análise prática do patrocínio desportivo que goza dos maiores índices de visibilidade em Portugal: O patrocínio da Sagres à Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
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