O impacto da comunicação digital nas empresas - estudo de caso: Deta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Michaela Felipa Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8029
Resumo: O propósito deste estudo é estudar a importância que a comunicação digital pode ter nas empresas, mais especificamente no seu crescimento na rede social Facebook. Com a evolução das tecnologias de informação, a comunicação digital foi conquistando o seu lugar junto das marcas, no sentido em que cada vez mais as empresas apostam neste tipo de estratégia para expandir a sua influência no mercado. O marketing digital trouxe consigo uma abundância de benefícios para a comunicação das empresas, desde a otimização dos processos de comunicação, o aumento da produtividade à melhoria do posicionamento da marca. Com ela, torna-se possível oferecer aos consumidores um atendimento mais personalizado e eficaz, diminuindo os custos e, mais importante, criando relações fortes e duradouras com os clientes. Independentemente da dimensão de uma empresa, a comunicação é sempre o elemento chave para o sucesso. Nesse sentido, é importante uma marca saber o que comunicar e onde comunicar. Neste contexto, surgem as agências de comunicação. Estas agências são especializadas na área da comunicação e conseguem alcançar o Sucesso e o crescimento pretendido pelas marcas que as procuram, ou seja, mostra resultados. Pretende-se neste trabalho perceber qual o papel que as agências de ação têm numa empresa, independentemente da sua dimensão, e que serviços podem ser prestados pelas mesmas. Espera-se também identificar as vantagens e os desafios que as redes sociais têm no sentido da comunicação digital e no mundo empresarial. Na abordagem metodológica desta dissertação realizou-se, para além da revisão da literatura, um estágio na agência de comunicação Deta, em Guimarães, e, posteriormente, um estudo de caso junto desta mesma agência em colaboração com um cliente, a PBP Textiles. Este estudo de caso procurou perceber qual o impacto que a agência de comunicação teve nos resultados da PBP Textiles e de que forma é que a empresa evoluiu. Relativamente às conclusões deste estudo, o estágio permitiu adquirir conhecimentos e evoluir em termos profissionais. Permitiu também perceber que as agências de comunicação têm um papel importante nas empresas e que oferecerem serviços completos que ajudam no crescimento das marcas. Relativamente ao estudo de caso, foi possível concluir que a agência de comunicação Deta teve um impacto positivo no cliente e que a empresa evoluiu significativamente.
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