O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38245 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_dcf5f7d42c0214497c6e17bd945c92b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºanoTeaching and learning of rational function with graphical calculator: an experience with 11th grade studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste estudo teve como principal objetivo averiguar o contributo da calculadora gráfica no ensino e na aprendizagem das funções racionais numa turma do 11.º ano de Matemática A. Para concretizar este objetivo estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: (1) Como utiliza o aluno a calculadora gráfica nas atividades de aprendizagem das funções racionais? (2) Que dificuldades manifestam os alunos no estudo das funções racionais? (3) Que perceções têm os alunos sobre a utilização da calculadora gráfica na sua aprendizagem das funções racionais? Para responder a estas questões recolheu-se informação através dos seguintes métodos de recolha de dados: entrevista; questionário; produções dos alunos e gravações de aulas. Os tópicos abordados no estudo das funções racionais foram: funções do tipo y = a + b cx+d , x ≠ − continuidade e assíntotas, restrição e prolongamento de uma função racional. Da análise aos dados recolhidos constatou-se que os alunos recorreram com maior frequência à calculadora gráfica para confirmação dos resultados obtidos de forma analítica. Trata-se de um dos formatos de implementação da calculadora gráfica na sala de aula, que confere ao aluno um feedback importante de modo a dar-lhe incentivo e segurança na resolução de tarefas. Os resultados obtidos permitem perceber que as dificuldades mais sentidas pelos alunos foram no subtema de restrição e prolongamento de funções racionais, embora tenham revelado também dificuldades em utilizar o conceito intuitivo de limite para determinar as assíntotas de gráficos de funções racionais, bem como na compreensão do conceito de continuidade. Relativamente às perceções dos alunos sobre a calculadora gráfica, verificou-se que estes a consideram importante para a sua aprendizagem, consideram-na útil para confirmar resultados, mas não dispensam o papel e o lápis nas suas resoluções.This study aimed to investigate the contribution of graphical calculator in teaching and learning of rational functions in a class of the 11th year of mathematics A. To achieve this goal settled the following research questions: (1) How the student uses the graphical calculator in learning activities of rational functions? (2) What difficulties manifest students in the study of rational functions? (3) What perception has students about the use of graphical calculator in their learning of rational functions. To answer these questions, information was collected through the following data collection methods: interview; questionnaire; productions of students and classes recordings. Topics covered in the study of rational functions were: type functions y = a + b c+d , x ≠ − , continuity and asymptotes and restriction and extension of a rational function. The analysis of the data collected, was found that students have greater recourse to the graphing calculator to confirm the results obtained analytically. This is one of formats of the implementation of graphing calculator in the classroom, which gives the student an important feedback to give him encouragement and security in solving tasks. The results allowed realizing that the difficulties experienced by most students were in the sub-theme of restriction and extension of rational functions, while they also have revealed difficulties in using the intuitive concept of limit to determine the asymptotes of rational functions graphics as well as in understanding the concept of continuity. Regarding the students' perceptions of the graphing calculator, it was found that these consider important to their learning, consider it useful to confirm results, but not exempt the paper and the pencil in its resolutions.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoRibeiro, Hélder Manuel da Silva20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38245por201667622info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:39.557310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano Teaching and learning of rational function with graphical calculator: an experience with 11th grade students |
title |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano Ribeiro, Hélder Manuel da Silva Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
title_full |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano |
author |
Ribeiro, Hélder Manuel da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Hélder Manuel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Hélder Manuel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38245 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201667622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132303351349248 |