O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hélder Manuel da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38245
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_dcf5f7d42c0214497c6e17bd945c92b2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºanoTeaching and learning of rational function with graphical calculator: an experience with 11th grade studentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste estudo teve como principal objetivo averiguar o contributo da calculadora gráfica no ensino e na aprendizagem das funções racionais numa turma do 11.º ano de Matemática A. Para concretizar este objetivo estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: (1) Como utiliza o aluno a calculadora gráfica nas atividades de aprendizagem das funções racionais? (2) Que dificuldades manifestam os alunos no estudo das funções racionais? (3) Que perceções têm os alunos sobre a utilização da calculadora gráfica na sua aprendizagem das funções racionais? Para responder a estas questões recolheu-se informação através dos seguintes métodos de recolha de dados: entrevista; questionário; produções dos alunos e gravações de aulas. Os tópicos abordados no estudo das funções racionais foram: funções do tipo y = a + b cx+d , x ≠ − continuidade e assíntotas, restrição e prolongamento de uma função racional. Da análise aos dados recolhidos constatou-se que os alunos recorreram com maior frequência à calculadora gráfica para confirmação dos resultados obtidos de forma analítica. Trata-se de um dos formatos de implementação da calculadora gráfica na sala de aula, que confere ao aluno um feedback importante de modo a dar-lhe incentivo e segurança na resolução de tarefas. Os resultados obtidos permitem perceber que as dificuldades mais sentidas pelos alunos foram no subtema de restrição e prolongamento de funções racionais, embora tenham revelado também dificuldades em utilizar o conceito intuitivo de limite para determinar as assíntotas de gráficos de funções racionais, bem como na compreensão do conceito de continuidade. Relativamente às perceções dos alunos sobre a calculadora gráfica, verificou-se que estes a consideram importante para a sua aprendizagem, consideram-na útil para confirmar resultados, mas não dispensam o papel e o lápis nas suas resoluções.This study aimed to investigate the contribution of graphical calculator in teaching and learning of rational functions in a class of the 11th year of mathematics A. To achieve this goal settled the following research questions: (1) How the student uses the graphical calculator in learning activities of rational functions? (2) What difficulties manifest students in the study of rational functions? (3) What perception has students about the use of graphical calculator in their learning of rational functions. To answer these questions, information was collected through the following data collection methods: interview; questionnaire; productions of students and classes recordings. Topics covered in the study of rational functions were: type functions y = a + b c+d , x ≠ − , continuity and asymptotes and restriction and extension of a rational function. The analysis of the data collected, was found that students have greater recourse to the graphing calculator to confirm the results obtained analytically. This is one of formats of the implementation of graphing calculator in the classroom, which gives the student an important feedback to give him encouragement and security in solving tasks. The results allowed realizing that the difficulties experienced by most students were in the sub-theme of restriction and extension of rational functions, while they also have revealed difficulties in using the intuitive concept of limit to determine the asymptotes of rational functions graphics as well as in understanding the concept of continuity. Regarding the students' perceptions of the graphing calculator, it was found that these consider important to their learning, consider it useful to confirm results, but not exempt the paper and the pencil in its resolutions.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoRibeiro, Hélder Manuel da Silva20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38245por201667622info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:39.557310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
Teaching and learning of rational function with graphical calculator: an experience with 11th grade students
title O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
spellingShingle O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
Ribeiro, Hélder Manuel da Silva
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
title_full O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
title_fullStr O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
title_sort O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano
author Ribeiro, Hélder Manuel da Silva
author_facet Ribeiro, Hélder Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Floriano
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hélder Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38245
url http://hdl.handle.net/1822/38245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201667622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132303351349248