A comunicação digital da marca Discover Madeira: estudo comparativo entre o website e o Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64558 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
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A comunicação digital da marca Discover Madeira: estudo comparativo entre o website e o FacebookComunicação onlineTurismoPlataformas sociaisDiscover MadeiraOnline communicationTourismSocial platformsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O turismo é um tema central quando se fala da Região Autónoma da Madeira que, desde há vários anos, tem vindo a apostar progressivamente nas plataformas digitais com vista à promoção do território como destino turístico. O presente relatório decorre de uma experiência de estágio realizada na Direção Regional de Turismo da Madeira, em 2016, no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, no ramo de especialização de Publicidade e Relações Públicas e visa o estudo da comunicação da marca Discover Madeira, particularmente na forma como é idealizada e desenvolvida pelas entidades que a gerem. Como ponto de partida deste estudo são abordadas várias definições e conceitos a saber: turismo, destino turístico e comunicação online. A fim de complementar a pesquisa com dados reais, foi utilizado o plano estratégico para o Turismo da Madeira 2017-2020 e elaborei alguns questionários dirigidos a elementos responsáveis das entidades gestoras da comunicação da marca em estudo. Por outro lado, foi realizada a observação direta, no Facebook e no site, de um evento específico, o Carnaval de 2019, para apurar o modo como a mesma informação é tratada nas diferentes plataformas da marca Discover Madeira, nomeadamente os websites e as plataformas sociais da mesma.Tourism is a central theme when it comes to the Autonomous Region of Madeira, which for several years has been increasingly focusing on digital platforms to promote the territory as a tourist destination. This report is the result of an internship experience carried out at the Madeira Regional Tourism Bureau in 2016, within the scope of the Master in Communication Sciences, in the field of Advertising and Public Relations specialization, and aims to study the communication of the Discover Madeira brand, particularly in the way it is designed and developed by the entities that manage it. As a starting point of this study several definitions and concepts are approached namely: tourism, tourist destination and online communication. In order to complement the research with real data, the strategic plan for Madeira Tourism 2017-2020 was used and I elaborated some questionnaires addressed to responsible elements of the managing entities of the brand communication under study. On the other hand, a specific event, the 2019 Carnival, was directly observed on Facebook and on the website to determine how the same information is handled on the different Discover Madeira brand platforms, namely websites and social platforms.Duarte Melo, Ana G. S.Universidade do MinhoBoas, Francisca Joana da Silva Barros Vilas20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64558por202379760info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:05.710212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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