Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.2894 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial. |
id |
RCAP_dd1658f9322291538e67681cc41f2e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadasTeaching Portuguese Language at high school: challenges, experimentations and off-cameras routineArtigosEste artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial.This article aims to present some teaching practices referred to the period of remote classes in 2020. The reflections described and analyzed in this narrative research concern the professional space of Vargem Grande do Sul Technical School (Etec-179), located at São Paulo State’s countryside. Through this article I intend to report experiences developed with three high school classes. This paper is separated in two main sections: (i) in the first one I describe and analyze two teaching practices I have suggested to the students, in a reflexive and meaning proposer teacher condition; (ii) in the second section I detach inflections which may be designed in research initiatives considering remote classes scenario.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2894por2184-562Xdos Santos, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.545809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas Teaching Portuguese Language at high school: challenges, experimentations and off-cameras routine |
title |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
spellingShingle |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas dos Santos, Daniel Artigos |
title_short |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
title_full |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
title_fullStr |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
title_full_unstemmed |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
title_sort |
Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas |
author |
dos Santos, Daniel |
author_facet |
dos Santos, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/h2d.2894 |
url |
https://doi.org/10.21814/h2d.2894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-562X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129998133559296 |