Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Daniel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2894
Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial.
id RCAP_dd1658f9322291538e67681cc41f2e44
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadasTeaching Portuguese Language at high school: challenges, experimentations and off-cameras routineArtigosEste artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial.This article aims to present some teaching practices referred to the period of remote classes in 2020. The reflections described and analyzed in this narrative research concern the professional space of Vargem Grande do Sul Technical School (Etec-179), located at São Paulo State’s countryside. Through this article I intend to report experiences developed with three high school classes. This paper is separated in two main sections: (i) in the first one I describe and analyze two teaching practices I have suggested to the students, in a reflexive and meaning proposer teacher condition; (ii) in the second section I detach inflections which may be designed in research initiatives considering remote classes scenario.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2894por2184-562Xdos Santos, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55Zoai:journals.uminho.pt:article/2894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:05.545809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
Teaching Portuguese Language at high school: challenges, experimentations and off-cameras routine
title Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
spellingShingle Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
dos Santos, Daniel
Artigos
title_short Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
title_full Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
title_fullStr Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
title_full_unstemmed Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
title_sort Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas
author dos Santos, Daniel
author_facet dos Santos, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo tem como objetivo abordar práticas pedagógicas encaminhadas no período de ensino remoto emergencial do ano de 2020. As reflexões aqui descritas e analisadas dizem respeito ao espaço profissional onde atuo - a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul (Etec-179), situada no interior do estado de São Paulo (Brasil). Por meio deste texto, procuro destacar algumas das experiências realizadas com três turmas de Ensino Médio das quais sou responsável. Divido este artigo em dois momentos: (i) no primeiro, descrevo e analiso duas das práticas que propus, na condição de professor-reflexivo e propositor de sentidos; (ii) e, no segundo, abordo algumas inflexões que podem ser conduzidas em práticas de pesquisa que considerem as especificidades do cenário de ensino remoto emergencial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2894
url https://doi.org/10.21814/h2d.2894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129998133559296