Articulação e sequencialidade nos agrupamentos de escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1052 |
Resumo: | O presente trabalho visa abordar a Articulação e a Sequencialidade, entre níveis e ciclos de ensino, como temáticas nucleares desenvolvidas em agrupamentos verticais de escolas, na óptica das equipas de avaliação externa (IGE). Faremos esta leitura a partir de um enquadramento baseado nos modelos organizacionais de escola como burocracia, por um lado, e escola como sistema debilmente articulado, por outro, por entendermos serem as lentes que melhor traduzem, na nossa óptica, a realidade nos agrupamentos de escolas, no período em estudo, tal como é descrita nos relatórios da avaliação externa. Foi opção metodológica a investigação qualitativa (análise de conteúdo), a partir dos relatórios de avaliação externa, em curso, usando um material público, actual e pertinente, capaz de nos transmitir uma dada visão sobre as práticas e conceitos de articulação e sequencialidade recolhidas em contexto escolar. Apresentamos como inferência que apesar de institucionalmente unidos, os docentes de um agrupamento de escolas desenvolvem baixas interacções, subdivididos em múltiplas estruturas marcadamente balcanizadas, não propiciadoras de articulação. O exercício da articulação e sequencialidade desenvolve-se numa dicotomia entre a estrutura burocrática centralizada e a organização débil, entre órgãos e estruturas educativas, em busca de respostas às necessidades imediatas e primárias. |
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Articulação e sequencialidade nos agrupamentos de escolasCiências da educaçãoAdministração escolarOrganização escolarO presente trabalho visa abordar a Articulação e a Sequencialidade, entre níveis e ciclos de ensino, como temáticas nucleares desenvolvidas em agrupamentos verticais de escolas, na óptica das equipas de avaliação externa (IGE). Faremos esta leitura a partir de um enquadramento baseado nos modelos organizacionais de escola como burocracia, por um lado, e escola como sistema debilmente articulado, por outro, por entendermos serem as lentes que melhor traduzem, na nossa óptica, a realidade nos agrupamentos de escolas, no período em estudo, tal como é descrita nos relatórios da avaliação externa. Foi opção metodológica a investigação qualitativa (análise de conteúdo), a partir dos relatórios de avaliação externa, em curso, usando um material público, actual e pertinente, capaz de nos transmitir uma dada visão sobre as práticas e conceitos de articulação e sequencialidade recolhidas em contexto escolar. Apresentamos como inferência que apesar de institucionalmente unidos, os docentes de um agrupamento de escolas desenvolvem baixas interacções, subdivididos em múltiplas estruturas marcadamente balcanizadas, não propiciadoras de articulação. O exercício da articulação e sequencialidade desenvolve-se numa dicotomia entre a estrutura burocrática centralizada e a organização débil, entre órgãos e estruturas educativas, em busca de respostas às necessidades imediatas e primárias.The aim of this essay is to make an approach about the Link and the Sequence/Continuity between the teaching levels and years, as essential topics developed in groups of schools, according to the teams of external evaluation. We will have in mind, on one hand, the organizational patterns of school as bureaucracy and, on the other hand, the school as a system indistinctly articulated/linked, as we understand that those are the best ways we have to indicate the reality in our groups of schools, in the period of time studied, as it is described in the reports of the external evaluation. As a methodological option we chose the qualitative investigation (the analysis of the contents), having as a starting point the reports from the external evaluation, and still occurring, using common material, actual and relevant, able to give us a certain point of view about the performances and ideas/opinions about the Link and Sequence obtained in a school context. We must state that, although the teachers from a group of schools work in the same place, they don’t interact much, as they are divided in several structures, strongly separated, which are not favourable to a linking between them. The Link and Sequence in practice develops itself in the dichotomy between the bureaucratic and central structure and the weak organization, between the staff and the educational structures, searching the answers for the basic and urgent needs.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:04Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1052porDuarte, Maria Fernanda Lopes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:24Zoai:ria.ua.pt:10773/1052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:49.796827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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