Articulação e sequencialidade nos agrupamentos de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria Fernanda Lopes Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1052
Resumo: O presente trabalho visa abordar a Articulação e a Sequencialidade, entre níveis e ciclos de ensino, como temáticas nucleares desenvolvidas em agrupamentos verticais de escolas, na óptica das equipas de avaliação externa (IGE). Faremos esta leitura a partir de um enquadramento baseado nos modelos organizacionais de escola como burocracia, por um lado, e escola como sistema debilmente articulado, por outro, por entendermos serem as lentes que melhor traduzem, na nossa óptica, a realidade nos agrupamentos de escolas, no período em estudo, tal como é descrita nos relatórios da avaliação externa. Foi opção metodológica a investigação qualitativa (análise de conteúdo), a partir dos relatórios de avaliação externa, em curso, usando um material público, actual e pertinente, capaz de nos transmitir uma dada visão sobre as práticas e conceitos de articulação e sequencialidade recolhidas em contexto escolar. Apresentamos como inferência que apesar de institucionalmente unidos, os docentes de um agrupamento de escolas desenvolvem baixas interacções, subdivididos em múltiplas estruturas marcadamente balcanizadas, não propiciadoras de articulação. O exercício da articulação e sequencialidade desenvolve-se numa dicotomia entre a estrutura burocrática centralizada e a organização débil, entre órgãos e estruturas educativas, em busca de respostas às necessidades imediatas e primárias.
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