A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7152
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_dd56c8c52707b763b0778d53b5f0c7fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?Novas tecnologias da informação e da comunicaçãoFormação de professoresOrganização curricularTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A minha atividade como formadora da formação contínua de professores no âmbito de um Centro de Formação de Associação de Escolas levou-me a refletir sobre a temática da formação contínua de professores e a questionar o papel e a influência que teriam os formadores neste processo de mudança para novas práticas didáticas e pedagógicas, através da utilização das TIC. Sabendo que os formadores apenas constituem uma das variáveis a ter em conta na complexa teia de fatores que constituem ou influenciam a formação de professores, não deixam de ser uma pedra angular no processo de superação dos bloqueios psicológicos e técnicos que impedem os professores de encarar as TIC como meio eficaz e natural de otimizar as aprendizagens dos seus alunos. Neste estudo, pretendemos dar resposta ao problema de investigação “na formação contínua de professores na área das TIC em Portugal, de que modo contribuem os formadores para o objetivo de integração curricular das TIC?”, à volta do qual colocámos variadíssimas questões. Que preparação têm os formadores? Que espaço lhes é dado para a indispensável reflexão sobre as suas práticas e para a sua própria formação? Que competências pensam eles serem necessárias à sua atividade? Foi num enquadramento paradigmático essencialmente interpretativo, auscultando os formadores da formação contínua de professores e dando voz aos que têm em mãos a formação contínua de professores, que desenvolvemos uma reflexão sobre os contributos dos mesmos para a integração curricular das TIC.My work as a trainer of teachers in a Teacher Development or Continuing Professional Development in an Association of Schools led me to reflect on the issue teacher training and question the role and the influence that teacher trainers would have in the process of changing to new teaching practices through the use of ICT. Bearing in mind that teacher trainers are only one of the variables to take into account in the complex web of factors that constitute or influence teacher continuing professional development, they are still a cornerstone of the process of overcoming the technical and psychological barriers that prevent teachers face the ICT as an effective and natural way to optimize the learning of their students. In this study, we intend to look for an answer to the research problem: “How do teacher trainers in continuing professional development contribute to the objective of the ICT curriculum integration, in the ICT teacher training area?” This leading question led to other questions, such as: What kind of preparation do teacher trainers have? What kind of space is given to them to make the necessary reflexion on their own practice and training? What skills do they think are necessary for their activities? Using a paradigmatic interpretative framework, inquiring and listening to continuing professional development trainer and giving a voice to those who have teacher continuing professional development responsibility, we developed a reflection on their contributions for ICT curriculum integration.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFelizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-2012-10-31T15:43:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:03.406472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
title A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
spellingShingle A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Formação de professores
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
title_short A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
title_full A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
title_fullStr A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
title_full_unstemmed A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
title_sort A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
author Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
author_facet Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Formação de professores
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Formação de professores
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-31T15:43:07Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7152
url http://hdl.handle.net/10451/7152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134211068657664