Resolução de problemas na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2260 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. Este relatório de estágio foi dividido em 3 capítulos, estando eles subdivididos em vários subcapítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma descrição das instituições onde realizamos a PES I e II. A PES I foi realizada no Jardim-de-Infância da Sé no período de 3 de março de 2014 a 20 de junho de 2014, com um grupo de crianças de 3/4 anos. Já a PES II foi realizada na Escola Básica do 1º CEB do Bonfim no período de 20 outubro de 2014 a 20 fevereiro de 2015, numa turma do 3º ano. No segundo capítulo apresentamos uma descrição do processo de ensino aprendizagem, aprofundado temas como: a importância de planificar e da Prática de Ensino Supervisionada, bem como a importância do domínio da matemática e língua portuguesa, entre outros. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no jardim-de-infância da Sé, onde realizei a minha investigação, verificou-se que os jogos são um recurso de aprendizagem que contribuem para a evolução do raciocínio matemático. Neste sentido, o capítulo III apresenta como título “Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar” tendo sido realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância da matemática e dos jogos na Educação Pré-Escolar. Para além disso, este estudo envolveu um conjunto de 6 alunos, utilizando-se como instrumento o questionário. Os resultados mostram que os alunos gostaram de realizar os jogos LEGO e que aprenderam com os mesmos, pois houve uma evolução no desenvolvimento matemático dos mesmos. A realização dos jogos LEGO contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
id |
RCAP_dd5f0dd30fe4fe39c306e48581543657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resolução de problemas na educação pré-escolarEducação Pré-Escolarresolução de problemas1º Ciclo do Ensino Básicoraciocínio matemáticojogo LEGOO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. Este relatório de estágio foi dividido em 3 capítulos, estando eles subdivididos em vários subcapítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma descrição das instituições onde realizamos a PES I e II. A PES I foi realizada no Jardim-de-Infância da Sé no período de 3 de março de 2014 a 20 de junho de 2014, com um grupo de crianças de 3/4 anos. Já a PES II foi realizada na Escola Básica do 1º CEB do Bonfim no período de 20 outubro de 2014 a 20 fevereiro de 2015, numa turma do 3º ano. No segundo capítulo apresentamos uma descrição do processo de ensino aprendizagem, aprofundado temas como: a importância de planificar e da Prática de Ensino Supervisionada, bem como a importância do domínio da matemática e língua portuguesa, entre outros. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no jardim-de-infância da Sé, onde realizei a minha investigação, verificou-se que os jogos são um recurso de aprendizagem que contribuem para a evolução do raciocínio matemático. Neste sentido, o capítulo III apresenta como título “Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar” tendo sido realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância da matemática e dos jogos na Educação Pré-Escolar. Para além disso, este estudo envolveu um conjunto de 6 alunos, utilizando-se como instrumento o questionário. Os resultados mostram que os alunos gostaram de realizar os jogos LEGO e que aprenderam com os mesmos, pois houve uma evolução no desenvolvimento matemático dos mesmos. A realização dos jogos LEGO contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-18T19:01:58Z2016-04-182016-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2260http://hdl.handle.net/10314/2260TID:201123070porMelo, Marta L Finfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:04Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.523318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
title |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Resolução de problemas na educação pré-escolar Melo, Marta L F Educação Pré-Escolar resolução de problemas 1º Ciclo do Ensino Básico raciocínio matemático jogo LEGO |
title_short |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
title_full |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
title_sort |
Resolução de problemas na educação pré-escolar |
author |
Melo, Marta L F |
author_facet |
Melo, Marta L F |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Marta L F |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar resolução de problemas 1º Ciclo do Ensino Básico raciocínio matemático jogo LEGO |
topic |
Educação Pré-Escolar resolução de problemas 1º Ciclo do Ensino Básico raciocínio matemático jogo LEGO |
description |
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referindo-se ao relatório final de estágio, ministrado no Instituto Politécnico da Guarda. A frequência no Mestrado de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico implica a frequência da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se divide em PES I e II e é realizado durante a frequência do mestrado. Este relatório de estágio foi dividido em 3 capítulos, estando eles subdivididos em vários subcapítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma descrição das instituições onde realizamos a PES I e II. A PES I foi realizada no Jardim-de-Infância da Sé no período de 3 de março de 2014 a 20 de junho de 2014, com um grupo de crianças de 3/4 anos. Já a PES II foi realizada na Escola Básica do 1º CEB do Bonfim no período de 20 outubro de 2014 a 20 fevereiro de 2015, numa turma do 3º ano. No segundo capítulo apresentamos uma descrição do processo de ensino aprendizagem, aprofundado temas como: a importância de planificar e da Prática de Ensino Supervisionada, bem como a importância do domínio da matemática e língua portuguesa, entre outros. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I, no jardim-de-infância da Sé, onde realizei a minha investigação, verificou-se que os jogos são um recurso de aprendizagem que contribuem para a evolução do raciocínio matemático. Neste sentido, o capítulo III apresenta como título “Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar” tendo sido realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância da matemática e dos jogos na Educação Pré-Escolar. Para além disso, este estudo envolveu um conjunto de 6 alunos, utilizando-se como instrumento o questionário. Os resultados mostram que os alunos gostaram de realizar os jogos LEGO e que aprenderam com os mesmos, pois houve uma evolução no desenvolvimento matemático dos mesmos. A realização dos jogos LEGO contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T19:01:58Z 2016-04-18 2016-04-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2260 http://hdl.handle.net/10314/2260 TID:201123070 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2260 |
identifier_str_mv |
TID:201123070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910349697024 |