Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nara Caetano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Toledo Prado, Guilherme do Val
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6493
Resumo: A produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.
id RCAP_dd682bde365584a692d4cdcab833d4e5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educaçãoEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAMÉTODOS QUALITATIVOSCONHECIMENTO CIENTÍFICONARRATIVAEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHQUALITATIVE METHODSSCIENTIFIC KNOWLEDGENARRATIVEA produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.The production of knowledge in the scientific sphere has undergone changes in recent decades, with the advent of the discussion about new possibilities of doing qualitative research in humanities. In this sense, autobiographical narrative research emerges as a perspective that allows for reframing produced knowledge and experienced learning in research processes. Our goal here is to present a reflection on performing qualitative research within the university environment, adopting as a theoretical and methodological approach the autobiographical narrative research. For this, we take as material for analysis the master’s thesis of Proença (2014). At first, we focus on the author’s choices regarding the architectonics of her text. Afterwards, based on excerpts of her thesis, we try to apprehend some meanings attributed by Proença to the experiences in the research. We observe that the potential of narrative, as a theoretical-methodological approach, favors the revelation of living but also enables the conceptualization of living, turning it into academic knowledge. Moreover, we can see that the author/narrator undergoes a change as a person and professional when she sees her narrative give new meanings to her work.Depuis les dernières décénies, la production de connaissances dans le champ scientifique est en plein mouvement de transformation, à partir de l’instalation des discussions sur les possibilités de faire recherche en sciences humaines. C’estudo dans ce contexte que la recherche avec des narratives autobiographiques apparaît en tant qu’un horizon qui permet la ressignifications de la connaissance produite et des apprentissages dans l’expérience, dans le procèss de construction de recherches. Notre objectif ici est de présenter une réflexion sur la recherche qualitative faisant sein de l’université, à l’approche théorique et méthodologique à la recherche de récit autobiographique. Prendre comme matériau pour l’analyse de la thèse Proença (2014). Dans un premier temps, nous nous concentrons sur les choix de l’auteur à l’égard de son texte architectural, et une deuxième étape, à partir des extraits de sa thèse, nous appréhendons certaines significations attribuées par Proença que l’expérience en matière de recherche. Nous notons que le potentiel du récit comme une approche théorique et méthodologique, favorise l’explication de la vie, mais permet également à la conceptualisation de la vie, le transformant en connaissances académiques. En outre, nous pouvons voir que ’auteur/narrateur devient comme une personne et professionnel, pour voir son récit pour donner de nouvelles significations à son travail.La producción de conocimiento en la esfera científica pasa por transformaciones, en las últimas décadas, con el surgimiento de la discusión sobre las nuevas posibilidades de se hacer una pesquisa cualitativa en ciencias humanas. De esa forma, la pesquisa narrativa autobiográfica es una perspectiva que abre espacio para resignificar el conocimiento que se produce y el aprendizaje que se experiencia en el processo de investigación. Nuestro objetivo es presentar una reflexión sobre el hacer pesquisa cualitativa en el ámbito de la universidad, basada teórico-metodológicamente en la investigación narrativa autobiográfica. Para eso, utilizamos como material de análisis la disertación de Máster de Proença (2014). En un primer momento, nuestro foco recae en las elecciones de la autora en lo que se refiere a la arquitectónica de su texto y, en un segundo momento, a partir de los extractos de su disertación, buscamos apreender algunos sentidos atribuidos por Proença a la experiencia vivida en la pesquisa. Constatamos que la potencialidad de la narrativa, como procedimiento teórico-metodológico, favorece la explicitación de lo vivido y también posibilita la teorización de lo vivido, transformándolo en conocimiento académico. Además de eso, nos demos cuenta de que la autora/narradora se vuelve como persona y professional, al percibir que su narrativa propone nuevos sentidos a su trabajo.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-06T15:12:45Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6493por1646-401XRodrigues, Nara CaetanoToledo Prado, Guilherme do Valinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.722629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
title Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
spellingShingle Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
Rodrigues, Nara Caetano
EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
MÉTODOS QUALITATIVOS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
NARRATIVA
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
QUALITATIVE METHODS
SCIENTIFIC KNOWLEDGE
NARRATIVE
title_short Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
title_full Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
title_fullStr Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
title_full_unstemmed Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
title_sort Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
author Rodrigues, Nara Caetano
author_facet Rodrigues, Nara Caetano
Toledo Prado, Guilherme do Val
author_role author
author2 Toledo Prado, Guilherme do Val
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nara Caetano
Toledo Prado, Guilherme do Val
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
MÉTODOS QUALITATIVOS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
NARRATIVA
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
QUALITATIVE METHODS
SCIENTIFIC KNOWLEDGE
NARRATIVE
topic EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
MÉTODOS QUALITATIVOS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
NARRATIVA
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
QUALITATIVE METHODS
SCIENTIFIC KNOWLEDGE
NARRATIVE
description A produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06T15:12:45Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6493
url http://hdl.handle.net/10437/6493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079455645696