Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30562 |
Resumo: | A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário. |
id |
RCAP_dd6f923a0346e978303e94c58df55df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário.suporte básico de vidaquestionáriofiabilidadevalidadeA paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário.Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora2021-12-30T15:13:32Z2021-12-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30562http://hdl.handle.net/10174/30562porBoné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9]57-66978-972-778-166-9IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atasaurorabone@hotmail.comndjbonito@uevora.ptPerceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário229Boné, MariaLoureiro, Maria JoãoBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:02.637399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
title |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
spellingShingle |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. Boné, Maria suporte básico de vida questionário fiabilidade validade |
title_short |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
title_full |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
title_fullStr |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
title_full_unstemmed |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
title_sort |
Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
author |
Boné, Maria |
author_facet |
Boné, Maria Loureiro, Maria João Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Maria João Bonito, Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boné, Maria Loureiro, Maria João Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
suporte básico de vida questionário fiabilidade validade |
topic |
suporte básico de vida questionário fiabilidade validade |
description |
A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-12-30T15:13:32Z 2021-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30562 http://hdl.handle.net/10174/30562 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9] 57-66 978-972-778-166-9 IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas aurorabone@hotmail.com nd jbonito@uevora.pt Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136681381593088 |