Focus group : Considerações teóricas e metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Soares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veloso, Ana Luísa, Keating, José Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6045
Resumo: A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.
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spelling Focus group : Considerações teóricas e metodológicasEDUCAÇÃOGRUPOS FOCAISMÉTODOS DE INVESTIGAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃOEDUCATIONFOCUS GROUPSRESEARCH METHODSQUALITATIVE RESEARCHRESEARCH METHODOLOGIESA utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.The use of focus group has extended its field of application to different disciplines and for different purposes, such as, for example, in the health education research. This work starts off describing how this methodological tool is understood, as well as its main applications, especially within the framework of research projects. Then it describes the main potentialities and limitations of its use, compared to other methods of data collection. The second part of this work describes the principal stages leading to the implementation process of focus group, namely, planning, preparation, conducting, data analysis and dissemination of results. From the methodological point of view, when describing and assessing those stages, the focus will be particularly put on the aspects related to the degree of structuration of the project, the interview guide, the moderator role, the dimension and composition of the groups, the recruitment of participants, and the strategies of data dissemination. Based on the authors’ experience in applying this methodology, the work concludes with an assessment of the principal advantages and difficulties across the various stages of the application process.L’utilisation du focus group est venue élargir son champ d’application à différentes disciplines et ce, avec différentes finalités, comme c’est le cas, par exemple, dans la recherche de l’éducation pour la santé. Le présent travail commence par décrire ce que l’on comprend par le biais de cet outil éthodologique ainsi que ses principales applications, tout particulièrement en ce qui concerne les projets de recherche. Ensuite, on présentera les principales potentialités et les limitations du focus group face à d’autres techniques de collecte de données. Dans la seconde partie, on décriera les principales phases favorisant la procédure de mise en oeuvre du focus group, notamment, la planification, la préparation, la conduite de la discussion avec le groupe, l’analyse des données et la divulgation des résultats. Dans la description et l’appréciation de telles phases du point de vue méthodologique, on mettra l’accent sur les aspects en relation avec le degré de structuration du projet, le déroulement de l’entrevue, le rôle du modérateur, la composition et la dimension des groupes, le recrutement des participants, ainsi que sur les stratégies de divulgation des résultats. Sur la base de l’expérience de l’application de cette méthodologie par les auteurs, on parlera aussi des difficultés et des avantages au niveau des différentes phases du processus d’application.La utilización de focus group ha alargado sus aplicaciones a diferentes disciplinas, y con diferentes objetivos, como por ejemplo, en la investigación de la educación para la salud. Este trabajo comienza describiendo el significado de esta metodología, así como sus principales utilizaciones, especialmente en proyectos de investigación. A continuación se presentan las principales potencialidades y limitaciones de los focus group relativamente a otras técnicas de recogida de datos. En la segunda parte se describen las principales fases de organización de los focus groups, como la planificación, preparación, realización, análisis de datos y la difusión de los resultados. En la descripción y evaluación de dichas fases del punto de vista metodológico, se prestará especial atención a los aspectos relacionados con el grado de estructuración del proyecto, el guión de la entrevista, el papel del moderador, la composición y el tamaño de los grupos, el reclutamiento de los participantes y las estrategias para difundir los resultados. Con base en la experiencia en la aplicación de esta metodología por los autores, se analizó las diversas etapas del proceso de aplicación a nivel de sus dificultades y beneficios.Edições Universitárias Lusófonas2015-02-25T13:49:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6045por1646-401XSilva, Isabel SoaresVeloso, Ana LuísaKeating, José Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.359025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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