Focus group: considerações teóricas e metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Maria Soares da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veloso, Ana, Keating, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32357
Resumo: A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.
id RCAP_3c7e866b7ef39cc0521f2f7bf8c12119
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Focus group: considerações teóricas e metodológicasFocus group: theoretical and methodological considerationsFocus group: explications théoriques et méthodologiquesFocus group: aspectos teóricos y metodológicosFocus groupMétodos de investigaçãoInvestigação qualitativaMetodologiaResearch methodsQualitative researchMethodologyMéthodes de rechercheRecherche qualitativeMéthodologieMétodos de investigaciónInvestigación cualitativaMetodologíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.The use of focus group has extended its field of application to different disciplines and for different purposes, such as, for example, in the health education research. This work starts off describing how this methodological tool is understood, as well as its main applications, especially within the framework of research projects. Then it describes the main potentialities and limitations of its use, compared to other methods of data collection. The second part of this work describes the principal stages leading to the implementation process of focus group, namely, planning, preparation, conducting, data analysis and dissemination of results. From the methodological point of view, when describing and assessing those stages, the focus will be particularly put on the aspects related to the degree of structuration of the project, the interview guide, the moderator role, the dimension and composition of the groups, the recruitment of participants, and the strategies of data dissemination. Based on the authors’ experience in applying this methodology, the work concludes with an assessment of the principal advantages and difficulties across the various stages of the application process.L’utilisation du focus group est venue élargir son champ d’application à différentes disciplines et ce, avec différentes finalités, comme c’est le cas, par exemple, dans la recherche de l’éducation pour la santé. Le présent travail commence par décrire ce que l’on comprend par le biais de cet outil méthodologique ainsi que ses principales applications, tout particulièrement en ce qui concerne les projets de recherche. Ensuite, on présentera les principales potentialités et les limitations du focus group face à d’autres techniques de collecte de données. Dans la seconde partie, on décriera les principales phases favorisant la procédure de mise en oeuvre du focus group, notamment, la planification, la préparation, la conduite de la discussion avec le groupe, l’analyse des données et la divulgation des résultats. Dans la description et l’appréciation de telles phases du point de vue méthodologique, on mettra l’accent sur les aspects en relation avec le degré de structuration du projet, le déroulement de l’entrevue, le rôle du modérateur, la composition et la dimension des groupes, le recrutement des participants, ainsi que sur les stratégies de divulgation des résultats. Sur la base de l’expérience de l’application de cette méthodologie par les auteurs, on parlera aussi des difficultés et des avantages au niveau des différentes phases du processus d’application.La utilización de focus group ha alargado sus aplicaciones a diferentes disciplinas, y con diferentes objetivos, como por ejemplo, en la investigación de la educación para la salud. Este trabajo comienza describiendo el significado de esta metodología, así como sus principales utilizaciones, especialmente en proyectos de investigación. A continuación se presentan las principales potencialidades y limitaciones de los focus group relativamente a otras técnicas de recogida de datos. En la segunda parte se describen las principales fases de organización de los focus groups, como la planificación, preparación, realización, análisis de datos y la difusión de los resultados. En la descripción y evaluación de dichas fases del punto de vista metodológico, se prestará especial atención a los aspectos relacionados con el grado de estructuración del proyecto, el guión de la entrevista, el papel del moderador, la composición y el tamaño de los grupos, el reclutamiento de los participantes y las estrategias para difundir los resultados. Con base en la experiencia en la aplicación de esta metodología por los autores, se analizó las diversas etapas del proceso de aplicación a nivel de sus dificultades y beneficios.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoSilva, Isabel Maria Soares daVeloso, AnaKeating, José20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32357porSILVA, Isabel Soares; VELOSO, Ana Luísa; KEATING, José Bernardo. Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, aug. 2014. ISSN 1646-401X.1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:49.583498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Focus group: considerações teóricas e metodológicas
Focus group: theoretical and methodological considerations
Focus group: explications théoriques et méthodologiques
Focus group: aspectos teóricos y metodológicos
title Focus group: considerações teóricas e metodológicas
spellingShingle Focus group: considerações teóricas e metodológicas
Silva, Isabel Maria Soares da
Focus group
Métodos de investigação
Investigação qualitativa
Metodologia
Research methods
Qualitative research
Methodology
Méthodes de recherche
Recherche qualitative
Méthodologie
Métodos de investigación
Investigación cualitativa
Metodología
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Focus group: considerações teóricas e metodológicas
title_full Focus group: considerações teóricas e metodológicas
title_fullStr Focus group: considerações teóricas e metodológicas
title_full_unstemmed Focus group: considerações teóricas e metodológicas
title_sort Focus group: considerações teóricas e metodológicas
author Silva, Isabel Maria Soares da
author_facet Silva, Isabel Maria Soares da
Veloso, Ana
Keating, José
author_role author
author2 Veloso, Ana
Keating, José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel Maria Soares da
Veloso, Ana
Keating, José
dc.subject.por.fl_str_mv Focus group
Métodos de investigação
Investigação qualitativa
Metodologia
Research methods
Qualitative research
Methodology
Méthodes de recherche
Recherche qualitative
Méthodologie
Métodos de investigación
Investigación cualitativa
Metodología
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Focus group
Métodos de investigação
Investigação qualitativa
Metodologia
Research methods
Qualitative research
Methodology
Méthodes de recherche
Recherche qualitative
Méthodologie
Métodos de investigación
Investigación cualitativa
Metodología
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32357
url http://hdl.handle.net/1822/32357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Isabel Soares; VELOSO, Ana Luísa; KEATING, José Bernardo. Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, aug. 2014. ISSN 1646-401X.
1645-7250
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132912813080576