Focus group: considerações teóricas e metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32357 |
Resumo: | A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação. |
id |
RCAP_3c7e866b7ef39cc0521f2f7bf8c12119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Focus group: considerações teóricas e metodológicasFocus group: theoretical and methodological considerationsFocus group: explications théoriques et méthodologiquesFocus group: aspectos teóricos y metodológicosFocus groupMétodos de investigaçãoInvestigação qualitativaMetodologiaResearch methodsQualitative researchMethodologyMéthodes de rechercheRecherche qualitativeMéthodologieMétodos de investigaciónInvestigación cualitativaMetodologíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.The use of focus group has extended its field of application to different disciplines and for different purposes, such as, for example, in the health education research. This work starts off describing how this methodological tool is understood, as well as its main applications, especially within the framework of research projects. Then it describes the main potentialities and limitations of its use, compared to other methods of data collection. The second part of this work describes the principal stages leading to the implementation process of focus group, namely, planning, preparation, conducting, data analysis and dissemination of results. From the methodological point of view, when describing and assessing those stages, the focus will be particularly put on the aspects related to the degree of structuration of the project, the interview guide, the moderator role, the dimension and composition of the groups, the recruitment of participants, and the strategies of data dissemination. Based on the authors’ experience in applying this methodology, the work concludes with an assessment of the principal advantages and difficulties across the various stages of the application process.L’utilisation du focus group est venue élargir son champ d’application à différentes disciplines et ce, avec différentes finalités, comme c’est le cas, par exemple, dans la recherche de l’éducation pour la santé. Le présent travail commence par décrire ce que l’on comprend par le biais de cet outil méthodologique ainsi que ses principales applications, tout particulièrement en ce qui concerne les projets de recherche. Ensuite, on présentera les principales potentialités et les limitations du focus group face à d’autres techniques de collecte de données. Dans la seconde partie, on décriera les principales phases favorisant la procédure de mise en oeuvre du focus group, notamment, la planification, la préparation, la conduite de la discussion avec le groupe, l’analyse des données et la divulgation des résultats. Dans la description et l’appréciation de telles phases du point de vue méthodologique, on mettra l’accent sur les aspects en relation avec le degré de structuration du projet, le déroulement de l’entrevue, le rôle du modérateur, la composition et la dimension des groupes, le recrutement des participants, ainsi que sur les stratégies de divulgation des résultats. Sur la base de l’expérience de l’application de cette méthodologie par les auteurs, on parlera aussi des difficultés et des avantages au niveau des différentes phases du processus d’application.La utilización de focus group ha alargado sus aplicaciones a diferentes disciplinas, y con diferentes objetivos, como por ejemplo, en la investigación de la educación para la salud. Este trabajo comienza describiendo el significado de esta metodología, así como sus principales utilizaciones, especialmente en proyectos de investigación. A continuación se presentan las principales potencialidades y limitaciones de los focus group relativamente a otras técnicas de recogida de datos. En la segunda parte se describen las principales fases de organización de los focus groups, como la planificación, preparación, realización, análisis de datos y la difusión de los resultados. En la descripción y evaluación de dichas fases del punto de vista metodológico, se prestará especial atención a los aspectos relacionados con el grado de estructuración del proyecto, el guión de la entrevista, el papel del moderador, la composición y el tamaño de los grupos, el reclutamiento de los participantes y las estrategias para difundir los resultados. Con base en la experiencia en la aplicación de esta metodología por los autores, se analizó las diversas etapas del proceso de aplicación a nivel de sus dificultades y beneficios.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoSilva, Isabel Maria Soares daVeloso, AnaKeating, José20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32357porSILVA, Isabel Soares; VELOSO, Ana Luísa; KEATING, José Bernardo. Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, aug. 2014. ISSN 1646-401X.1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:49.583498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas Focus group: theoretical and methodological considerations Focus group: explications théoriques et méthodologiques Focus group: aspectos teóricos y metodológicos |
title |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
spellingShingle |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas Silva, Isabel Maria Soares da Focus group Métodos de investigação Investigação qualitativa Metodologia Research methods Qualitative research Methodology Méthodes de recherche Recherche qualitative Méthodologie Métodos de investigación Investigación cualitativa Metodología Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
title_full |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
title_fullStr |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
title_full_unstemmed |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
title_sort |
Focus group: considerações teóricas e metodológicas |
author |
Silva, Isabel Maria Soares da |
author_facet |
Silva, Isabel Maria Soares da Veloso, Ana Keating, José |
author_role |
author |
author2 |
Veloso, Ana Keating, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isabel Maria Soares da Veloso, Ana Keating, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Focus group Métodos de investigação Investigação qualitativa Metodologia Research methods Qualitative research Methodology Méthodes de recherche Recherche qualitative Méthodologie Métodos de investigación Investigación cualitativa Metodología Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Focus group Métodos de investigação Investigação qualitativa Metodologia Research methods Qualitative research Methodology Méthodes de recherche Recherche qualitative Méthodologie Métodos de investigación Investigación cualitativa Metodología Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32357 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Isabel Soares; VELOSO, Ana Luísa; KEATING, José Bernardo. Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 26, n. 26, aug. 2014. ISSN 1646-401X. 1645-7250 http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132912813080576 |