Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ucha, Martim das Neves Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21131
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_dd9038c1417f46c96132bc1b7735a960
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TVAuditoria à MarcaCapital da Marca Centrado no ClienteSport TVnotoriedade da marcaimagem da marcaelementos da marcaprogramas de marketingassociações secundáriasBrand AuditCustomer-Based Brand Equitybrandingbrand awarenessbrand associationsbrand elementsmarketing programssecondary associationsMestrado em MarketingO presente estudo teve como objetivo fazer uma Auditoria à Marca Sport TV, um canal de entretenimento desportivo. A Sport TV é um canal premium que se destaca nos media desportivos nacionais pela estratégia de proximidade ao cliente, pela oferta de conteúdos relevantes para o seu target e pela adoção de ferramentas tecnológicas que mudaram a forma como o cliente acede e desfruta dos conteúdos disponibilizados pela marca. Com o aparecimento de novos concorrentes, torna-se relevante uma análise em profundidade a esta marca. Para a concretização deste projeto foi seguida a abordagem proposta por Keller (2013) para auditar marcas e que envolve dois passos: (1) Brand Inventory e (2) Brand Exploratory. Caracteriza-se por analisar a marca e os consumidores, no sentido de identificar fontes brand equity respeitando o Modelo de Capital da Marca Centrado no Cliente. O Modelo pretende avaliar (1) os elementos da marca; (2) o desenvolvimento de programas de marketing e (3) a alavancagem da marca através de associações secundárias que reforçam a notoriedade e imagem da marca. Este projeto teve em consideração tanto a abordagem ao nível da empresa, como dos consumidores. Com o intuito de conhecer o universo destes últimos foi elaborado um inquérito por questionário dirigido a clientes e não-clientes da Sport TV. Para finalizar, foi entrevistado o CEO da Sport TV Nuno Ferreira Pires com o objetivo de apresentar a visão e a estratégia da empresa o que permitiu completar a análise deste projeto.The purpose of this study is to perform a Brand Audit to Sport TV, a sports channel. Sport TV is a premium channel that stands out in national sports media due to its customer proximity strategy, for offering relevant content to its target customers and for the implementation of technological tools that have changed the way the customer accesses and enjoys the content provided by the brand. With the arrival of new competitors to this space, an in-depth analysis of this brand becomes relevant. The approach used for this study was the one proposed by Keller (2013) for Brand Audit, which entails: (1) Brand Inventory and (2) Brand Exploratory. It is characterized by studying both brand and consumers, in order to identify sources of brand equity respecting the Customer-Based Brand Equity Model. The Model aims to assess (1) brand elements; (2) the development of marketing programs and (3) brand leverage through secondary associations that reinforce brand awareness and image. This project considered both the approach at a firm level as well as at a consumer level. In the interest of understanding the universe of the latter, a survey was conducted aimed at Sport TV clients and non-clients. Finally, an interview to the Sport TV CEO Nuno Ferreira Pires was conducted with the purpose of introducing the vision and strategy of the company, allowing the completion of this project.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaUcha, Martim das Neves Costa2021-03-04T13:57:45Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21131porUcha, Martim das Neves Costa (2020). "Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:46.361231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
title Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
spellingShingle Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
Ucha, Martim das Neves Costa
Auditoria à Marca
Capital da Marca Centrado no Cliente
Sport TV
notoriedade da marca
imagem da marca
elementos da marca
programas de marketing
associações secundárias
Brand Audit
Customer-Based Brand Equity
branding
brand awareness
brand associations
brand elements
marketing programs
secondary associations
title_short Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
title_full Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
title_fullStr Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
title_full_unstemmed Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
title_sort Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV
author Ucha, Martim das Neves Costa
author_facet Ucha, Martim das Neves Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ucha, Martim das Neves Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Auditoria à Marca
Capital da Marca Centrado no Cliente
Sport TV
notoriedade da marca
imagem da marca
elementos da marca
programas de marketing
associações secundárias
Brand Audit
Customer-Based Brand Equity
branding
brand awareness
brand associations
brand elements
marketing programs
secondary associations
topic Auditoria à Marca
Capital da Marca Centrado no Cliente
Sport TV
notoriedade da marca
imagem da marca
elementos da marca
programas de marketing
associações secundárias
Brand Audit
Customer-Based Brand Equity
branding
brand awareness
brand associations
brand elements
marketing programs
secondary associations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-03-04T13:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/21131
url http://hdl.handle.net/10400.5/21131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ucha, Martim das Neves Costa (2020). "Auditoria à marca : canal de entretenimento Sport TV". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131150213447680