Atitudes dos alunos face a si-próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente : um estudo com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/19906 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006 |
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Atitudes dos alunos face a si-próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente : um estudo com alunos do 5º e 7º anos de escolaridadeTeses de mestrado - 2006Atitudes dos alunosPercepção de siProfissão docenteCidadaniaTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006O presente estudo teve como objectivo geral analisar as atitudes dos alunos face a si-próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente, no 5º e 7º anos de escolaridade em alunos de diferentes níveis de rendimento escolar. Especificamente, foram colocadas as seguintes questões de estudo: Como se distribuem os alunos pelas atitudes face a si-próprios, em termos de atitudes negativas ou positivas? Como se distribuem os alunos pelas avaliações que fazem dos comportamentos de profissionalidade docente atribuídos aos professores, em termos de avaliações baixas e elevadas? Que relação existe entre as dimensões das atitudes dos alunos face a si-próprios e as avaliações que fazem dos comportamentos de profissionalidade docente? Que relação existe entre factores escolares específicos (rendimento escolar, percepção de apoio dos professores, aspirações escolares) e as atitudes dos alunos, quer face a si-próprios quer face aos comportamentos de profissionalidade docente? Quais as dimensões, quer do autoconceito quer da profissionalidade, que mais contribuem para a explicação do rendimento escolar? Como se diferenciam os alunos do 5º e do 7º ano, quer no autoconceito quer na profissionalidade docente? Quais são as dimensões, quer do autoconceito quer da profissionalidade, que mais contribuem para a explicação do rendimento escolar dos alunos? A amostra foi constituída por 723 alunos, de ambos os sexos, do 5º e do 7º anos. Foram utilizados, como instrumentos, o Piers-Harris Children’s Self-concept Scale, a Escala de Representações dos Alunos acerca dos Comportamentos de Profissionalidade Docente, e a Escala de Apoio Emocional dos Professores. A análise dos resultados permitiu observar elevadas quantidades de alunos com atitudes positivas, quer face a si-próprios quer face aos comportamentos docentes, e encontrar relações entre as dimensões do autoconceito, as dimensões dos comportamentos de profissionalidade docente e as variáveis escolares em estudo. Os resultados aproximam-se de estudos prévios, foram interpretados numa perspectiva cognitivo-social e sugerem novas investigações.The present study globally aims at the analysis of the students’ attitudes towards themselves and towards teachers’ professionality, in the 5th and 7th grades, and it includes students with different levels of school results. The following study questions were specifically raised: How are students distributed by attitudes towards themselves, in terms of positive or negative attitudes? How are students distributed by their evaluations of behaviours of teachers’ professionality, in terms of high and low evaluations? What’s the relationship between the dimensions of the students’ attitudes towards themselves and their evaluations of behaviours of teachers’ professionality? What’s the relationship between specific school factors (school performance, perception of teachers’ support, school expectations) and students’ attitudes both towards themselves and towards the behaviours of teachers’ professionality? Which dimensions of both self-concept and professionality offer the highest contribution towards the explanation of school performance? How different are students of 5th and 7th grades as to self-concept and to teachers’ professionality? The sample was composed by 723 students of the 5th and 7th grades, both male and female. The instruments used in the study were the Piers-Harris Children’s Self-concept Scale, the Students’ Representations Scale regarding Behaviours of Teachers’ Professionality, and the Teachers’ Emotional Support Scale. The analysis of results revealed a high number of students with positive attitudes both towards themselves and towards teachers’ behaviours; it also unveiled relationships between the dimensions of self-concept, the dimensions of behaviours of teachers’ professionality and the school variables under study. The results thus obtained are close to previous studies, they have been interpreted from a cognitive-social perspective and open the way to new investigations.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaTavares, Carla Alexandra Ferreira Melo, 1976-2015-08-04T13:51:36Z200620062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/19906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/19906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:03.990276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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