Os jovens e a Educação Física: estudo centrado em ex-alunos do 12.º ano com notas excelentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra Sofia Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3117
Resumo: O presente estudo pretende identificar as representações, as práticas e as aspirações de alunos de excelência relativamente à disciplina de Educação Física. No nosso estudo estiveram envolvidos 9 jovens que terminaram o ensino secundário com uma média final superior a dezoito valores, sendo considerados, assim, alunos excelentes. Todos os alunos frequentam a universidade pública portuguesa em variados cursos e em várias cidades do país. Para o seu desenvolvimento, recorremos ao método qualitativo, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. Os principais resultados e conclusões obtidas neste estudo revelam que os jovens entendem a disciplina de EF como uma disciplina que lhes proporciona prazer e divertimento. Enquanto praticam exercício físico. Os jovens realçam a importância da disciplina de EF, salientando que o Espírito de Equipa e o Trabalho de Equipa são o ponto-chave das aulas. Devido à sua especificidade, as aulas são um momento ideal para o fortalecimento de amizades e de companheirismo. Para estes jovens a disciplina de EF deve fazer parte integrante do Currículo Escolar, permitindo o desenvolvimento físico, mental e social. Deve também ser uma disciplina de caráter obrigatório e deve contar para a média final do 12.º ano. Os objetivos das aulas de EF, para estes jovens, estão relacionados com os momentos de descontração, divertimento e relaxamento vividos nas aulas, assim como, com o espírito de equipa experienciado durante as atividades, com a formação desportiva de base, com o conhecimento de vários desportos através da sua prática promovendo hábitos de vida saudável e fomentando um estilo de vida ativo e duradouro. O sexo masculino revela uma tendência preferencial pelos Deportos Coletivos, destacando o Futebol, o Basquetebol e o Voleibol. O sexo feminino revela uma tendência mais favorável para os Desportos Individuais, escolhendo os Desportos Coletivos como os menos preferidos. No futuro, os jovens gostariam de experimentar modalidades de água e de raquetes. Estes realçam a importância que a disciplina de EF teve no seu percurso escolar, pois proporcionou-lhes a prática do exercício físico através de modalidades que eles tanto gostam e tão bem conhecem, assim como, lhes proporcionou o conhecimento e a experiência de outras.
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Enquanto praticam exercício físico. Os jovens realçam a importância da disciplina de EF, salientando que o Espírito de Equipa e o Trabalho de Equipa são o ponto-chave das aulas. Devido à sua especificidade, as aulas são um momento ideal para o fortalecimento de amizades e de companheirismo. Para estes jovens a disciplina de EF deve fazer parte integrante do Currículo Escolar, permitindo o desenvolvimento físico, mental e social. Deve também ser uma disciplina de caráter obrigatório e deve contar para a média final do 12.º ano. Os objetivos das aulas de EF, para estes jovens, estão relacionados com os momentos de descontração, divertimento e relaxamento vividos nas aulas, assim como, com o espírito de equipa experienciado durante as atividades, com a formação desportiva de base, com o conhecimento de vários desportos através da sua prática promovendo hábitos de vida saudável e fomentando um estilo de vida ativo e duradouro. O sexo masculino revela uma tendência preferencial pelos Deportos Coletivos, destacando o Futebol, o Basquetebol e o Voleibol. O sexo feminino revela uma tendência mais favorável para os Desportos Individuais, escolhendo os Desportos Coletivos como os menos preferidos. No futuro, os jovens gostariam de experimentar modalidades de água e de raquetes. Estes realçam a importância que a disciplina de EF teve no seu percurso escolar, pois proporcionou-lhes a prática do exercício físico através de modalidades que eles tanto gostam e tão bem conhecem, assim como, lhes proporcionou o conhecimento e a experiência de outras.This study aims at identifying the characteristics, practices and aspirations for/towards excellence of Physical Education students. Our study involved nine young people who had completed secondary education with the final grade exceeding eighteen, thus being considered brilliant students. All participants of the study are now attending various courses at Portuguese public universities in various cities. For the development of our study we applied the qualitative method, using the “content analysis” technique for data analysis by means of a structured interview for the data collection. The main results and conclusions of this study confirm that young people recognize PE as a subject that gives them pleasure and enjoyment. Physical Education provides them with the moments of relaxation and with the opportunities for socializing with their colleagues while exercising. Youths highlight the importance of Physical Education, remarking that team spirit and teamwork are the key points of the classes. Because of their specificity, the PE classes are an ideal time to strengthen friendship and fellowship. For these young people Physical Education should be part of the School Curriculum, allowing the physical, mental and social development. It should also be a compulsory subject and should contribute to/towards the final grade at the end of the secondary education. For these young people the goals of PE classes are related to the moments of relaxation and enjoyment experienced in the classroom, as well as with the team spirit experienced during the activities, also with the sports training base, with the knowledge, contact and practice of different sports, promoting a healthy way of life and encouraging an active and long-term lifestyle. For these young people Physical Education promotes thus the transmission of essential values while preparing the young ones as individuals. Males prefer team sports, preferably football, basketball and volleyball. Female students prefer individual sports rather than team sports. In the future, young people would like to practice water sports, tennis, badminton and squash. Students emphasize the importance of PE in their school career, because it provides them with physical exercise and with a chance to experience familiar and enjoyable modalities as well as the new ones.2014-05-14T12:30:49Z2014-05-14T00:00:00Z2014-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3117porRibeiro, Sandra Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.538536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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