Avaliação formativa das aprendizagens e feedback na Formação Pós- Graduada de Professores em Portugal: articulando a investigação e práticas de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eliane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Bernardino, Costa, Nilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17831
Resumo: Este artigo apresenta uma dimensão de um estudo de caso no qual se investigou em que medida alterações implementadas numa unidade curricular de Metodologia do Ensino de Física (MEF), de um Curso de Formação Pós-Graduada de Professores da Universidade de Aveiro (Portugal), contribuíram para a articulação da investigação em Didática e as Práticas dos Professores do Ensino não-Superior (Cruz, 2012). A dimensão em que este artigo se centra diz respeito ao modo de funcionamento da unidade curricular e, muito particularmente, à avaliação das aprendizagens dos estudantes e feedback dos pares e formadores. Relativamente a este aspeto, parte-se de sete princípios sobre avaliação e feedback enunciados por Nicol (2008). Os resultados evidenciaram incompatibilidades de alguns princípios utilizados na prática neste contexto formativo, assim como discrepâncias entre as orientações do dito princípio e a prática desejável. Importa considerar: (i) as evidências experienciais da prática profissional juntamente com as evidências científicas (ii) a redução do carácter prescritivo mediante a realização de mais investigações de ‘generalização situada’ (Simons et al., 2003). O estudo relaciona não só a investigação e o ensino na docência universitária (Esteves, 2013), mas evidencia a relação em dois níveis identificados. As evidências revelam formas de se potenciar a articulação da investigação sobre avaliação das aprendizagens e feedback nas práticas dos formadores no Ensino Superior, de forma a contribuir para a articulação da investigação em Didática e práticas profissionais no currículo dos cursos universitários. Finaliza-se com recomendações para a formação e investigação quando se tem como intencionalidade articular a investigação com as práticas.
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Os resultados evidenciaram incompatibilidades de alguns princípios utilizados na prática neste contexto formativo, assim como discrepâncias entre as orientações do dito princípio e a prática desejável. Importa considerar: (i) as evidências experienciais da prática profissional juntamente com as evidências científicas (ii) a redução do carácter prescritivo mediante a realização de mais investigações de ‘generalização situada’ (Simons et al., 2003). O estudo relaciona não só a investigação e o ensino na docência universitária (Esteves, 2013), mas evidencia a relação em dois níveis identificados. As evidências revelam formas de se potenciar a articulação da investigação sobre avaliação das aprendizagens e feedback nas práticas dos formadores no Ensino Superior, de forma a contribuir para a articulação da investigação em Didática e práticas profissionais no currículo dos cursos universitários. Finaliza-se com recomendações para a formação e investigação quando se tem como intencionalidade articular a investigação com as práticas.This article presents a dimension of a case study that investigated the extent to which changes implemented in a course of Physics Teaching Methodology (PTM) of a Postgraduate Training Course for Teachers with the University of Aveiro (Portugal) contributed for the articulation research in Didatics and Practice of non-Higher Education Teachers (Cruz, 2012). The extent which this article focuses concerns to the course operation method, and particularly the assessment of student learning and feedback from peers and instructors. Regarding this aspect it derives from seven principles about evaluation and feedback stated by Nicol (2008). The results displayed incompatibilities on some principles used in the practice in this formative context, as well as discrepancies between the principle guidelines and the desirable practice. It is important to consider: (i) the experiential evidence of professional practice with scientific evidence (ii) reducing the prescriptive by conducting further investigation of ‘generalization situated’ (Simons et al., 2003). The study relates not only the research and teaching in University teaching (Esteves, 2013), but also highlights the relationship inside two identified levels as following. The evidence reveals ways to enhance the articulation of the research on learning assessment and its feedback, and the practice of trainers for higher education to contribute to the articulation investigation in didactics and professional practices in the curriculum of university courses. This paper is concluded with recommendation for training and research when it intends to articulate research with practice.Cet article présente une dimension d’une étude de cas dans lequel on a examiné dans quelle mesure les changements mis en œuvre dans une unité de curriculum de cours de la Méthodologie de l’Enseignement de la Physique (MEF), d’un Cours de Formation Postuniversitaire de Professeurs de l’Université d’Aveiro (Portugal), ont contribué à l’articulation de la recherche en Didactique et Pratiques des Professeur de l’Enseignement non-Supérieur (Cruz, 2012). La dimension sur laquelle cet article se concentre concerne le mode de fonctionnement de cette unité de curriculum de cours et, notamment, l’évaluation de l’apprentissage des étudiants et le ‘feedback’ des collègues et professeurs. Par rapport à cet aspect, nous partons des sept principes sur l’évaluation et ‘feedback’ dont parle Nicol (2008). Les résultats ont démontré l’incompatibilité de quelques principes utilisés dans la pratique dans ce contexte de formation, ou bien des discrépances entre les orientations de ces principes et la pratique désirée. Ce qui importe, c’est de considérer les évidences expérimentales de la pratique professionnelle en même temps que les évidences scientifiques, de façon que le caractère prescriptif soit réduit selon la réalisation de plus de recherches autour de la « généralisation située » (Simons et al, 2003). Cette étude connecte la recherche et l’enseignement dans le contexte de la pratique des professeurs des universités, aussi bien que démontre cette relation en deux niveaux identifiés. Les évidences révèlent des formes de renforcer l’articulation entre la recherche sur l’évaluation des apprentissages et du ‘feedback’ et la pratique des professeurs de l’Enseignement Supérieur, de façon à contribuer avec l’articulation entre la recherche en Didactique et .des pratiques professionnelles dans le curriculum des cours supérieurs. Nous finissons l’article avec des recommandations concernant la formation et la recherche quand l’intention est d’articuler la recherche et les pratiques.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2017-06-14T16:19:49Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17831por1647-3582Cruz, ElianeLopes, BernardinoCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:40Zoai:ria.ua.pt:10773/17831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:41.456744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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