A Resolução de tarefas com frações numa turma de 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Joana Patrícia Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2194
Resumo: O presente relatório desenvolve-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A intervenção na prática educativa ocorreu em dois contextos educativos diferentes, um no 1º Ciclo, numa turma de 3º ano de escolaridade, e outro no 2º Ciclo, numa turma de 6º ano de escolaridade. Ambos os contextos pertencentes ao concelho de Viana do Castelo e, no último contexto educativo (2º Ciclo do Ensino Básico), foi desenvolvido o estudo de investigação que se apresenta. A temática em estudo teve como ponto de partida as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas matemáticas, pelo que se pretendeu compreender o desempenho dos alunos na resolução de tarefas que envolvem números racionais, analisando-se as resoluções das tarefas com múltiplas resoluções, privilegiando-se as representações e as estratégias utilizadas, de modo a identificar as principais dificuldades manifestadas. Este estudo foi realizado com uma turma com 22 alunos do 6º ano de escolaridade e adotou-se uma metodologia qualitativa, na qual os dados recolhidos foram essencialmente recolhidos das produções escritas, das observações com os alunos e também das conversas ao longo da resolução das tarefas que se iam resolvendo no decorrer das aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos apresentam um desempenho positivo nas resoluções. Todavia, de modo geral, o conhecimento dos alunos sobre os diferentes significados dos números racionais, ainda não se revela muito desenvolvido. Porém, apesar das dificuldades encontradas, os alunos conseguiram explicar os raciocínios utilizados nas resoluções das tarefas. Os alunos recorreram a modelos que foram apresentados ou não durante as aulas, como sejam desenhos, esquemas e expressões matemáticas. Isto é, utilizaram estratégias de natureza visual e analítica, durante as resoluções das tarefas, apresentando flexibilidade nas suas produções. Conclui-se este relatório com uma reflexão acerca do percurso ao longo da PES.
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