O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29085 |
Resumo: | O Relatório Final de Mestrado, denominado “O Tangram, veículo de integração de aprendizagens com a Matemática: abordagem no 1.º ano do Ensino Básico”, pretende descrever e refletir de forma sucinta sobre o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também apresenta uma proposta de investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquiza são: Que oportunidades de aprendizagem o “Cenário Tangram” proporciona a crianças do 1.º ano? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças, em tal contexto? Os resultados deste estudo apontam que o “Cenário Tangram”, é um ambiente integrador de diferentes domínios: Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Financeira, Estudo do Meio, Português, Expressão e Educação Plástica, num contexto lúdico onde se pretendeu oferecer oportunidades aos alunos de estabelecerem uma relação positiva e ativa com aquisição de conhecimento. O papel da Investigadora foi fundamentalmente mediadora da aprendizagem dos alunos, onde colocou questões de sugerir ação e de resolver problemas. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante o estudo, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final. |
id |
RCAP_de11bca9c564b8d74a539b2dd8d882fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básicoTangramAprendizagem em MatemáticaEnsino Básico 1º CicloIntegraçãoOrquestraçãoO Relatório Final de Mestrado, denominado “O Tangram, veículo de integração de aprendizagens com a Matemática: abordagem no 1.º ano do Ensino Básico”, pretende descrever e refletir de forma sucinta sobre o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também apresenta uma proposta de investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquiza são: Que oportunidades de aprendizagem o “Cenário Tangram” proporciona a crianças do 1.º ano? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças, em tal contexto? Os resultados deste estudo apontam que o “Cenário Tangram”, é um ambiente integrador de diferentes domínios: Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Financeira, Estudo do Meio, Português, Expressão e Educação Plástica, num contexto lúdico onde se pretendeu oferecer oportunidades aos alunos de estabelecerem uma relação positiva e ativa com aquisição de conhecimento. O papel da Investigadora foi fundamentalmente mediadora da aprendizagem dos alunos, onde colocou questões de sugerir ação e de resolver problemas. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante o estudo, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumDias, Elsa Madalena Martins Fernandes2019-06-27T11:22:27Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29085202255298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:33.378876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
title |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
spellingShingle |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico Dias, Elsa Madalena Martins Fernandes Tangram Aprendizagem em Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Integração Orquestração |
title_short |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
title_full |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
title_fullStr |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
title_sort |
O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico |
author |
Dias, Elsa Madalena Martins Fernandes |
author_facet |
Dias, Elsa Madalena Martins Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Elsa Madalena Martins Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tangram Aprendizagem em Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Integração Orquestração |
topic |
Tangram Aprendizagem em Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Integração Orquestração |
description |
O Relatório Final de Mestrado, denominado “O Tangram, veículo de integração de aprendizagens com a Matemática: abordagem no 1.º ano do Ensino Básico”, pretende descrever e refletir de forma sucinta sobre o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também apresenta uma proposta de investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquiza são: Que oportunidades de aprendizagem o “Cenário Tangram” proporciona a crianças do 1.º ano? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças, em tal contexto? Os resultados deste estudo apontam que o “Cenário Tangram”, é um ambiente integrador de diferentes domínios: Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Financeira, Estudo do Meio, Português, Expressão e Educação Plástica, num contexto lúdico onde se pretendeu oferecer oportunidades aos alunos de estabelecerem uma relação positiva e ativa com aquisição de conhecimento. O papel da Investigadora foi fundamentalmente mediadora da aprendizagem dos alunos, onde colocou questões de sugerir ação e de resolver problemas. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante o estudo, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27T11:22:27Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29085 202255298 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29085 |
identifier_str_mv |
202255298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028517097472 |