A autonomia da escola: um estudo comparativo entre a escola secundária com 3º ciclo Quinta das Palmeiras da Covilhã e a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2900 |
Resumo: | A autonomia é o poder reconhecido à escola pela Administração Educativa de tomar decisões nos domínios estratégico, pedagógico, administrativo, financeiro e organizacional, no quadro do seu projecto educativo e em função das competências e dos meios que lhe estão consignados. Com esta investigação pretendeu-se caracterizar duas escolas do concelho da Covilhã, ambas com o mesmo modelo de gestão e administração, mas com processos de autonomia diferenciados, nomeadamente: identificar concepções de autonomia; caracterizar os discursos relativamente às vantagens/pontos fortes e desvantagens/pontos fracos do processo de autonomia; e, identificar e potenciar diferenças no modelo de gestão adoptado nas duas instituições de ensino. Foi proposto um modelo de análise, onde se definiram as dimensões e as respectivas variáveis que conduzem à autonomia das escolas em Portugal. Este modelo foi aplicado concretamente a dois estudos de caso: (1) A Escola Secundária com 3.º ciclo Quinta das Palmeiras da Covilhã, já com contrato de autonomia celebrado com o Ministério da Educação e (2) a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Teixoso sem contrato de autonomia celebrado. Para validar este modelo recorreu-se a uma investigação qualitativa e o principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista efectuada aos dois Presidentes dos Conselhos Executivos. Face aos resultados obtidos, conclui-se que a escola que possui autonomia contratualizada vê alargado o seu âmbito de funcionamento ao nível da sua gestão e administração, relativamente à escola sem autonomia contratualizada, mas no que respeita a áreas como recrutamento de pessoal docente e currículo, apresenta ainda algumas limitações, devido ao centralismo da Administração Educativa. |
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A autonomia da escola: um estudo comparativo entre a escola secundária com 3º ciclo Quinta das Palmeiras da Covilhã e a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do TeixosoAutonomia de Escola - PortugalEnsino secundário - PortugalA autonomia é o poder reconhecido à escola pela Administração Educativa de tomar decisões nos domínios estratégico, pedagógico, administrativo, financeiro e organizacional, no quadro do seu projecto educativo e em função das competências e dos meios que lhe estão consignados. Com esta investigação pretendeu-se caracterizar duas escolas do concelho da Covilhã, ambas com o mesmo modelo de gestão e administração, mas com processos de autonomia diferenciados, nomeadamente: identificar concepções de autonomia; caracterizar os discursos relativamente às vantagens/pontos fortes e desvantagens/pontos fracos do processo de autonomia; e, identificar e potenciar diferenças no modelo de gestão adoptado nas duas instituições de ensino. Foi proposto um modelo de análise, onde se definiram as dimensões e as respectivas variáveis que conduzem à autonomia das escolas em Portugal. Este modelo foi aplicado concretamente a dois estudos de caso: (1) A Escola Secundária com 3.º ciclo Quinta das Palmeiras da Covilhã, já com contrato de autonomia celebrado com o Ministério da Educação e (2) a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Teixoso sem contrato de autonomia celebrado. Para validar este modelo recorreu-se a uma investigação qualitativa e o principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista efectuada aos dois Presidentes dos Conselhos Executivos. Face aos resultados obtidos, conclui-se que a escola que possui autonomia contratualizada vê alargado o seu âmbito de funcionamento ao nível da sua gestão e administração, relativamente à escola sem autonomia contratualizada, mas no que respeita a áreas como recrutamento de pessoal docente e currículo, apresenta ainda algumas limitações, devido ao centralismo da Administração Educativa.The autonomy is the recognized power given to the school by the Educational Directorship to make decisions in the strategic, pedagogic, administrative, financial and organizational dominions, in the list of its educative project and in function of the competences and means that are consigned to it. With this investigation it’s intended to characterize two schools of municipality of Covilhã, both with the same model of management and administration, but with distinguished processes of autonomy, namely: identify conceptions of autonomy; characterize the dissertations towards to the advantages/strong points and disadvantages/weak points of the autonomy process and identify differences in the adopted model of management in both teaching institutions a model of. It was proposed a model of analysis, where it was determined the dimensions and the respective transformations which lead to the autonomy of schools in Portugal. This model was applied concretely to two studies of case: (1) the Secondary School with the third cycle Quinta das Palmeiras of Covilhã, which has already the contract of autonomy celebrated with the Ministry of Education and (2) the Basic School of the second and third cycles of Teixoso without celebrated contract of autonomy. To value this model it was made a qualitative investigation and the main tool to pick up information was the interview made to both presidents of the two schools. After the results which were got, it was conclude that the school which has contractual autonomy see enlarged its ambit of working in the level of its management and administration relatively to the school without contractual autonomy, but towards areas like recruitment of teaching staff and curriculum, shows still some limitations, owing to the centralism of the Educational Administration.Franco, Mário José BaptistauBibliorumOliveira, Maria Fernanda Pinto Cruz Mendes de2015-01-22T17:10:17Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:28.812304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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