Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14242 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_de2262bb28cda7706dc1a0ae8c57b1bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração XGeração XMillennialsServiços de streaming musicalIndústria da músicaUTAUT2Generation XMusic streaming servicesMusic industryDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A utilização de serviços de streaming representa um fenómeno atual, crescente, no que concerne à audição de música. Demonstrando exercer um efeito estonteante nos hábitos de consumo dos indivíduos, vieram também impactar a própria indústria musical em si, flagelada nas últimas duas décadas pela quebra das suas receitas – uma consequência da massificação da prática de pirataria. Apesar de o segmento etário jovem ser o que em maior proporção se vale deste tipo de plataformas, quando decide ouvir música, a verdade é que não existem ainda estudos consideráveis, que analisem os fatores inerentes a esta prática, por parte de gerações mais velhas. Posto isto, e sabendo que a Geração X possui um potencial bastante inexplorado pela literatura, até ao momento, o objetivo da presente investigação traduz-se pela questão de partida, “Quais as diferenças nos padrões de consumo dos serviços de streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X?” Baseados na análise dos constructos “Expetativa de Performance”, “Expetativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Favoráveis”, “Motivações Hedónicas”, Price Value, “Hábito” e “Atitude Face à Pirataria”, tentou-se perceber em que medida cada um demonstrava impacto sobre a “Intenção de Continuar a Usar” tais serviços, por parte de ambas as gerações em análise. Através de um estudo quantitativo, aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra constituída por 214 elementos da Geração X e dos Millennials – todos eles consumidores atuais, dos serviços de streaming musical.ABSTRACT: The use of streaming services represents a current and growing phenomenon regarding music listening. Demonstrating a stunning effect on the consumption habits of individuals, they also impacted the music industry itself, plagued in the last two decades by the fall in its revenues – a consequence of the widespread practice of piracy. Although the young age segment is the one that uses this type of platform in greater proportion, when they decide to listen to music, the truth is that there are still no considerable studies that analyze the factors inherent to this practice by older generations. That said, and knowing that Generation X has little explored potential in the literature, so far, the objective of this research is reflected in the research question, “What are the differences between Millennials and Generation X in the consumption patterns of music streaming services?” Based on the analysis of the constructs Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Hedonic Motivation, Price Value, Habit and Attitude Towards Piracy, the aim was to assess the impact of each on the Intention to Continue Using such services, by both generations under analysis. Through a quantitative study, a questionnaire survey was applied, obtaining a sample consisting of 214 elements of Generation X and Millennials – all of them current consumers of music streaming services.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLRocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa2022-02-03T15:17:23Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14242TID:202896625pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:05.041812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
title |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
spellingShingle |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa Geração X Millennials Serviços de streaming musical Indústria da música UTAUT2 Generation X Music streaming services Music industry |
title_short |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
title_full |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
title_fullStr |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
title_full_unstemmed |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
title_sort |
Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X |
author |
Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa |
author_facet |
Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração X Millennials Serviços de streaming musical Indústria da música UTAUT2 Generation X Music streaming services Music industry |
topic |
Geração X Millennials Serviços de streaming musical Indústria da música UTAUT2 Generation X Music streaming services Music industry |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 2021-12-20T00:00:00Z 2022-02-03T15:17:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14242 TID:202896625 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14242 |
identifier_str_mv |
TID:202896625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133492666171392 |