O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Gilberto Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46381
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022.
id UNB_2e17c6797b39b1157dcc3f45e3f1d029
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46381
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicionalEnsino investigativoGenéticaRealidade aumentadaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022.O ensino de biologia é de suma importância para a construção de um sujeito crítico e com potencialidades para compreender a si, os outros e o meio ambiente em que vive. Durante toda a história da educação, problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem foram observad os, no entanto, com o advento da tecnologia, principalmente no atual momento de descoberta e familiarização desses novos recursos, vislumbramos um novo desafio. Diante disso, a metodologia investigativa surge como alternativa que demonstra resultados concretos, já que o papel de protagonista da construção do conhecimento que sai da figura do professor e volta-se para o aluno, onde com o uso de suas próprias hipóteses e com a utilização de ferramentas pedagógicas propiciará seu próprio ensino e aprendizado. Neste trabalho, foi desenvolvida sequência didática investigativa (SDI) utilizando recursos multimídia, especificamente a Realidade Aumentada (RA) aliados a aulas práticas com o intuito de maximizar o interesse e a motivação dos alunos pelos conteúdos de genética e melhorar a compreensão dos conceitos abstratos intrínsecos à genética. Para avaliar se SDI apresentou resultado satisfatório no aumento do entusiasmo, compreensão e, com isso, o aprendizado científico, ela foi aplicada a um grupo de alunos de 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Delfino Oclécio Machado (CEDOM) Luziânia – GO e os resultados comparados com um grupo controle, que trabalhou o mesmo conteúdo utilizando metodologia tradicional. Além disso, buscou-se a possibilidade de mensurar e comparar o aprendizado com metodologias ativas e sua aplicação em avaliações externas seletivas e objetivas. Os resultados da avaliação de motivação e percepção de aprendizagem, realizado via questionários respondido pelos próprios alunos individualmente, demonstraram que os alunos se motivaram igualmente e positivamente durante a aplicação das duas metodologias, com certa tendência para a metodologia expositiva. Porém, os participantes da sequência com metodologia ativa apresentaram melhor desempenho com relação ao número de acertos das avaliações objetivas de conteúdo em comparação com os da metodologia expositiva. A análise do comportamento de acerto e erro com relação aos descritores e distratores mostraram certa tendência a maior compreensão dos conteúdos pelos alunos expostos à metodologia ativa. Em conclusão, a sequência didática ativa aqui desenvolvida mostrou-se motivadora e gerou um aprendizado superior à metodologia tradicional considerando a aplicação do conhecimento em concursos com questões objetivas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The teaching of biology is important for the construction of a critical subject with the potential to understand one another, others, and the environment in which they live. Throughout the history of education, problems related to the teaching-learning process were observed, however, with the advent of technology, especially in the current moment of discovery and familiarization of these novel resources, we envision a new challenge. Therefore, the investigative methodology is proposed as an alternative that demonstrates concrete results, since the role of protagonist of the construction of knowledge comes out of the figure of the teacher and turns to the student, where through experimentation of his own hypotheses and theses, in addition to the use of pedagogical tools, the student provides his own teaching and learning. In this work, an investigative didactic sequence was developed using multimedia resources combined with practical classes to maximize students' interest and motivation for genetic content and improve the understanding of abstract concepts intrinsic to genetics. To evaluate whether this sequence presented a satisfactory result in increasing enthusiasm, understanding and, with this, scientific learning, it was applied to a group of Senior high school students (Delfino State College Oclécio Machado - CEDOM, Luziânia - GO) and the results compared with a control group, who worked the same content using traditional methodology. In addition, we sought the possibility of measuring and comparing learning with active methodologies and their application in selective and objective external evaluations. The results of the evaluation of motivation and perception of learning, conducted through questionnaires answered by the students themselves individually, showed that the students were motivated equally and positively during the application of the two methodologies. However, the participants of the sequence with active methodology presented better performance in relation to the number of correct answers of objective content evaluations compared to those of the expositive methodology. The analysis of the behavior of correct and wrong in relation to the descriptors and distractors showed a certains tendency towards greater understanding of the contents by the students exposed to the active methodology. In conclusion, the active didactic sequence developed here proved motivating and generated a higher learning than the traditional methodology considering the application of knowledge in contests with objective questions.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalOliveira, Silviene Fabiana deRibeiro, Alice MeloAraujo, Gilberto Lima2023-08-24T17:33:07Z2023-08-24T17:33:07Z2023-08-242022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Gilberto Lima. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-07T03:52:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/46381Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-07T03:52:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
title O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
spellingShingle O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
Araujo, Gilberto Lima
Ensino investigativo
Genética
Realidade aumentada
title_short O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
title_full O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
title_fullStr O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
title_full_unstemmed O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
title_sort O ensino de conceitos básicos da Genética : uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional
author Araujo, Gilberto Lima
author_facet Araujo, Gilberto Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Silviene Fabiana de
Ribeiro, Alice Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Gilberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino investigativo
Genética
Realidade aumentada
topic Ensino investigativo
Genética
Realidade aumentada
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
2023-08-24T17:33:07Z
2023-08-24T17:33:07Z
2023-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Gilberto Lima. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46381
identifier_str_mv ARAUJO, Gilberto Lima. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508234521706496