Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518 |
Resumo: | Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica. |
id |
VERACRUZ-0_23593f68dcf3a80b0bc4eb9021ea2c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9518 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistryMetodologias AtivasKahootPráticas investigativasEnsino de Química.Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/951810.34117/bjdv6n5-031Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23219-23241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23219-23241Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23219-232412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518/8012Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacques, Pedro Henrique MirapalhetaSchmidt, Rita de Cássia dos Reisde Andrade, Henrique CarvalhoGhignatti, Paola Victória da CostaPicanço, João Marcelo Astolfida Cunha, Ana Cristina Borba2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9518Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:17.880198Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
title |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
spellingShingle |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta Metodologias Ativas Kahoot Práticas investigativas Ensino de Química. |
title_short |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
title_full |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
title_fullStr |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
title_sort |
Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry |
author |
Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta |
author_facet |
Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta Schmidt, Rita de Cássia dos Reis de Andrade, Henrique Carvalho Ghignatti, Paola Victória da Costa Picanço, João Marcelo Astolfi da Cunha, Ana Cristina Borba |
author_role |
author |
author2 |
Schmidt, Rita de Cássia dos Reis de Andrade, Henrique Carvalho Ghignatti, Paola Victória da Costa Picanço, João Marcelo Astolfi da Cunha, Ana Cristina Borba |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta Schmidt, Rita de Cássia dos Reis de Andrade, Henrique Carvalho Ghignatti, Paola Victória da Costa Picanço, João Marcelo Astolfi da Cunha, Ana Cristina Borba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Kahoot Práticas investigativas Ensino de Química. |
topic |
Metodologias Ativas Kahoot Práticas investigativas Ensino de Química. |
description |
Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518 10.34117/bjdv6n5-031 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518/8012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23219-23241 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23219-23241 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23219-23241 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645449717874688 |