Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmidt, Rita de Cássia dos Reis, de Andrade, Henrique Carvalho, Ghignatti, Paola Victória da Costa, Picanço, João Marcelo Astolfi, da Cunha, Ana Cristina Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518
Resumo: Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica.
id VERACRUZ-0_23593f68dcf3a80b0bc4eb9021ea2c3f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9518
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistryMetodologias AtivasKahootPráticas investigativasEnsino de Química.Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/951810.34117/bjdv6n5-031Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23219-23241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23219-23241Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23219-232412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518/8012Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacques, Pedro Henrique MirapalhetaSchmidt, Rita de Cássia dos Reisde Andrade, Henrique CarvalhoGhignatti, Paola Victória da CostaPicanço, João Marcelo Astolfida Cunha, Ana Cristina Borba2020-06-09T13:25:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9518Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:17.880198Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
title Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
spellingShingle Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta
Metodologias Ativas
Kahoot
Práticas investigativas
Ensino de Química.
title_short Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
title_full Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
title_fullStr Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
title_full_unstemmed Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
title_sort Metodologias ativas inovadoras no desenvolvimento de material pedagógico para o ensino de química / Innovative active methodologies in the development of pedagogical material for the teaching of chemistry
author Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta
author_facet Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta
Schmidt, Rita de Cássia dos Reis
de Andrade, Henrique Carvalho
Ghignatti, Paola Victória da Costa
Picanço, João Marcelo Astolfi
da Cunha, Ana Cristina Borba
author_role author
author2 Schmidt, Rita de Cássia dos Reis
de Andrade, Henrique Carvalho
Ghignatti, Paola Victória da Costa
Picanço, João Marcelo Astolfi
da Cunha, Ana Cristina Borba
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacques, Pedro Henrique Mirapalheta
Schmidt, Rita de Cássia dos Reis
de Andrade, Henrique Carvalho
Ghignatti, Paola Victória da Costa
Picanço, João Marcelo Astolfi
da Cunha, Ana Cristina Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Kahoot
Práticas investigativas
Ensino de Química.
topic Metodologias Ativas
Kahoot
Práticas investigativas
Ensino de Química.
description Diversos fatos do cotidiano são complexos e exigem interação de diversas áreas do conhecimento para assimilação, uma vez que individualizar as fontes de buscas reduz as possibilidades de resoluções, as quais poderiam permitir a compreensão dos fenômenos estudados. Para que isso não ocorra principalmente com matérias mais complexas como por exemplo a química e a física são necessários métodos de trabalho contextualizados e interdisciplinares, sendo esses uma forma mais dinâmica de ensino. Levando em consideração esse cenário, juntamente com o Programa de Iniciação à Docência (PID), o qual tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação, o presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de criar formas que venham contribuir para aprendizagem dos graduandos. Com esse escopo de motivar os alunos e facilitar a compressão de determinados assuntos, foi possível realizar diversas atividades para esse fim; como por exemplo a implementação de aulas com “Práticas Investigativas”, a realização da “Olimpíada de Química”, e ainda a utilização da plataforma digital “Kahoot” através de Quiz para reforçar o conteúdo estudado. A atividade realizada vem apresentando bons resultados tanto em pesquisas de avaliações (satisfação) com alunos, como em seus desempenhos acadêmicos. Com todas as vantagens que essas práticas vêm apresentando, outros professores também estão se tornando adeptos de metodologias ativas de ensino, para ministrar suas aulas de forma mais dinâmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518
10.34117/bjdv6n5-031
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9518/8012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 23219-23241
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 23219-23241
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 23219-23241
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645449717874688