O sistema Educacional da Unidade de Ressocialização Feminina: Pedrinhas Zona Rural de São Luís
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4034 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este incide sobre o desenvolvimento da prática pedagógica nos dois ciclos de ensino. Este relatório de estágio pretende descrever o trabalho realizado, refletir e fundamentar as opções metodológicas desenvolvidas na UEB João de Souza Guimarães. Pretende ainda descrever o trabalho de pesquisa sobre a educação na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina, que fica no bairro de pedrinhas na zona rural da cidade de São Luís. Assunto complexo por se tratar de pessoas que se encontram privadas de sua liberdade. Essa pesquisa foi realizadada em várias fases. Na primeira fase do estudo foram entregues questionários para obter informações sobre a Unidade, para que fossem preenchidos com dados atuais. A segunda fase do estudo consistiu numa intervenção teórica sobre tudo que envolve a educação em um presídio, especialmente num presídio feminino. A terceira fase do estudo consistiu na recolha das informações pretendidas na pesquisa. Decorridas as três fases do estudo foi possível entender o papel da educação no presídio feminino, como um programa de reinserção social e também como um meio de mudar de vida, permitindo assim que as internas sejam escolarizadas, criando condições para que as mesmas exerçam a sua cidadania, sendo participantes de uma educação diferenciada que respeita as suas condições de privação de liberdade, suas histórias de vida, de rejeições e de exclusões que a sociedade acaba contribuindo. Assim, a escola vai exercer um papel importante na ressocialização das mesmas. |
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