Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elisa dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19307
Resumo: A Supervisão, em Portugal, tem sido uma realidade apenas na formação inicial dos professores e vem começando a ser pensada no plano do trabalho docente em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tornou-se essencial pensar na supervisão e na melhoria da qualidade que lhe está inerente por referência a toda a Escola, aos professores na dinâmica das interações entre si e com os outros e na responsabilidade pelo ensino que praticam, pela formação e pela educação que desenvolvem. Uma das principais finalidades desta investigação é conhecer a realidade da supervisão que subjaz no percurso profissional dos docentes, compreender que vantagens e desvantagens lhe atribuem e conhecer em que contextos aceitariam implementar a supervisão numa prática constante em prol do desenvolvimento profissional e melhoria da qualidade de ensino. O estudo apoia-se num enquadramento teórico em que faremos referência a alguns autores que nos ajudaram a perspetivar a nossa investigação e percorremos os trilhos da história da Educação em Portugal tentando compreender o papel da Escola ao longo dos tempos. Com base nas transformações ocorridas por imposição da legislação procurámos perceber de que modo as lideranças intermédias influenciam a organização escolar. Optou-se então pelo estudo de caso com recurso a técnicas metodológicas diversificadas (questionários e entrevistas), auscultando-se os professores de Português e Matemática dos diferentes níveis de ensino e as lideranças de um Agrupamento de escolas. O potencial da Supervisão centraliza-se no campo das possibilidades, em sentido divergente da cultura de trabalho individualista dominante no sistema. E é aqui, entre o real e o ideal, no espaço intermédio da possibilidade, que a Supervisão Pedagógica poderá desempenhar ou não, um papel relevante no desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade de ensino. Na adoção de uma perspetiva realista, alimentada pela esperança, surgem algumas propostas de implementação da Supervisão ao serviço do Agrupamento.
id RCAP_de3bf83996c6fa4f5868b2dd9070da44
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamentoSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalQualidade de ensinoPedagogical supervisionProfessional developmentTeaching qualityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Supervisão, em Portugal, tem sido uma realidade apenas na formação inicial dos professores e vem começando a ser pensada no plano do trabalho docente em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tornou-se essencial pensar na supervisão e na melhoria da qualidade que lhe está inerente por referência a toda a Escola, aos professores na dinâmica das interações entre si e com os outros e na responsabilidade pelo ensino que praticam, pela formação e pela educação que desenvolvem. Uma das principais finalidades desta investigação é conhecer a realidade da supervisão que subjaz no percurso profissional dos docentes, compreender que vantagens e desvantagens lhe atribuem e conhecer em que contextos aceitariam implementar a supervisão numa prática constante em prol do desenvolvimento profissional e melhoria da qualidade de ensino. O estudo apoia-se num enquadramento teórico em que faremos referência a alguns autores que nos ajudaram a perspetivar a nossa investigação e percorremos os trilhos da história da Educação em Portugal tentando compreender o papel da Escola ao longo dos tempos. Com base nas transformações ocorridas por imposição da legislação procurámos perceber de que modo as lideranças intermédias influenciam a organização escolar. Optou-se então pelo estudo de caso com recurso a técnicas metodológicas diversificadas (questionários e entrevistas), auscultando-se os professores de Português e Matemática dos diferentes níveis de ensino e as lideranças de um Agrupamento de escolas. O potencial da Supervisão centraliza-se no campo das possibilidades, em sentido divergente da cultura de trabalho individualista dominante no sistema. E é aqui, entre o real e o ideal, no espaço intermédio da possibilidade, que a Supervisão Pedagógica poderá desempenhar ou não, um papel relevante no desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade de ensino. Na adoção de uma perspetiva realista, alimentada pela esperança, surgem algumas propostas de implementação da Supervisão ao serviço do Agrupamento.Supervision, in Portugal, has been a reality only in the initial formation of teachers and it has been starting to be thought in the interaction of the teacher in classroom context. In the past few years it has become essential to think of Supervision and in the improvement of inherent quality by reference of all the School, to the teachers in the dynamics of the interactions between themselves and the others and in responsibility for the teaching they develop, for the training they get and education they develop. One of the goals of this investigation is to get to know the reality of supervision that underpins in the professional path of teachers, understanding which advantages and disadvantages they attribute to it and getting to know in which contexts they would accept implementing supervision on a regular basis on behalf of professional development and improvement of teaching’s quality. A theoretical framework sustains sustains the study, where we will make reference to some author’s that helped us creating a perspective in our investigation and we will cover the tracks of Portugal’s Education’s History trying to understand the School’s role over time. Based on the transformations occurred by imposition of legislation we seek to understand in what way intermediate leaderships influence school’s organization. It was then opted for case study using diversified methodological techniques (questionnaire/quiz/survey and interviews), enquiring Portuguese and Mathematics teachers different levels of teaching and the leaderships of Schools grouping. Supervision’s potential is centered in the field of possibilities, reacting against the routines of the individualistic culture of the system. And it’s here, between the real and the ideal, in the intermediate space of possibility, that Pedagogical Supervision may or may not have a relevant role in the professional development and in the teaching quality improvement. When adopting a realist perspective, fueled by hope, there’s an appearance of some proposals of implementation of supervision serving the School’s group.Roldão, Maria do Céu NevesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndrade, Elisa dos Santos2016-03-11T09:45:58Z2015-11-1720152015-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19307TID:201491214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:10.813639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
title Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
spellingShingle Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
Andrade, Elisa dos Santos
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Qualidade de ensino
Pedagogical supervision
Professional development
Teaching quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
title_full Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
title_fullStr Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
title_full_unstemmed Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
title_sort Perspetivas da supervisão em professores de diferentes níveis de ensino de um agrupamento
author Andrade, Elisa dos Santos
author_facet Andrade, Elisa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roldão, Maria do Céu Neves
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elisa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Qualidade de ensino
Pedagogical supervision
Professional development
Teaching quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Qualidade de ensino
Pedagogical supervision
Professional development
Teaching quality
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Supervisão, em Portugal, tem sido uma realidade apenas na formação inicial dos professores e vem começando a ser pensada no plano do trabalho docente em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tornou-se essencial pensar na supervisão e na melhoria da qualidade que lhe está inerente por referência a toda a Escola, aos professores na dinâmica das interações entre si e com os outros e na responsabilidade pelo ensino que praticam, pela formação e pela educação que desenvolvem. Uma das principais finalidades desta investigação é conhecer a realidade da supervisão que subjaz no percurso profissional dos docentes, compreender que vantagens e desvantagens lhe atribuem e conhecer em que contextos aceitariam implementar a supervisão numa prática constante em prol do desenvolvimento profissional e melhoria da qualidade de ensino. O estudo apoia-se num enquadramento teórico em que faremos referência a alguns autores que nos ajudaram a perspetivar a nossa investigação e percorremos os trilhos da história da Educação em Portugal tentando compreender o papel da Escola ao longo dos tempos. Com base nas transformações ocorridas por imposição da legislação procurámos perceber de que modo as lideranças intermédias influenciam a organização escolar. Optou-se então pelo estudo de caso com recurso a técnicas metodológicas diversificadas (questionários e entrevistas), auscultando-se os professores de Português e Matemática dos diferentes níveis de ensino e as lideranças de um Agrupamento de escolas. O potencial da Supervisão centraliza-se no campo das possibilidades, em sentido divergente da cultura de trabalho individualista dominante no sistema. E é aqui, entre o real e o ideal, no espaço intermédio da possibilidade, que a Supervisão Pedagógica poderá desempenhar ou não, um papel relevante no desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade de ensino. Na adoção de uma perspetiva realista, alimentada pela esperança, surgem algumas propostas de implementação da Supervisão ao serviço do Agrupamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
2015
2015-11-17T00:00:00Z
2016-03-11T09:45:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19307
TID:201491214
url http://hdl.handle.net/10400.14/19307
identifier_str_mv TID:201491214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131844881416192