Eventos como promotores culturais de um destino turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2031 |
Resumo: | O estudo da imagem de um destino turístico bem como os eventos são áreas cada vez mais importantes na investigação do turismo, pois apresentam uma função relevante na tomada de decisão e consequente satisfação do turista. Adquirindo uma importância também cada vez mais significativa, a cultura é hoje em dia usada como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Aglomerando estas três áreas, destinos turísticos, eventos e cultura, a presente dissertação tem como objetivo geral, perceber quais os principais benefícios para a imagem de um destino turístico, usando os eventos como promotores culturais desse mesmo destino. A metodologia adotada para chegar a estas conclusões, teve como base a investigação qualitativa, através da realização e análise de entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de especialistas na área dos eventos culturais e criativos, que residam em cidade que já foram Capitais Europeias da Cultura (CEC), em questão, Graz, Génova, Liverpool e Maribor. Após a recolha e análise dos dados, verificou-se que os principais benefícios passam sobretudo pela reconfiguração, (re) posicionamento destes destinos, um maior reconhecimento do lugar, maior poder de atracção e sobretudo, uma perceção modificada positivamente. |
id |
RCAP_de3c7d1d902780b9effdeb79996d034b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eventos como promotores culturais de um destino turísticoO caso das Capitais Europeias da CulturaImagem do destinodestino turísticoculturaeventosCapitais Europeias da CulturaDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO estudo da imagem de um destino turístico bem como os eventos são áreas cada vez mais importantes na investigação do turismo, pois apresentam uma função relevante na tomada de decisão e consequente satisfação do turista. Adquirindo uma importância também cada vez mais significativa, a cultura é hoje em dia usada como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Aglomerando estas três áreas, destinos turísticos, eventos e cultura, a presente dissertação tem como objetivo geral, perceber quais os principais benefícios para a imagem de um destino turístico, usando os eventos como promotores culturais desse mesmo destino. A metodologia adotada para chegar a estas conclusões, teve como base a investigação qualitativa, através da realização e análise de entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de especialistas na área dos eventos culturais e criativos, que residam em cidade que já foram Capitais Europeias da Cultura (CEC), em questão, Graz, Génova, Liverpool e Maribor. Após a recolha e análise dos dados, verificou-se que os principais benefícios passam sobretudo pela reconfiguração, (re) posicionamento destes destinos, um maior reconhecimento do lugar, maior poder de atracção e sobretudo, uma perceção modificada positivamente.Jorge, João Paulo da Conceição SilvaIC-OnlineSerreira, Tânia Sofia Barata2016-07-15T17:53:59Z2014-11-042014-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2031TID:201210380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:12Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:29.779316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico O caso das Capitais Europeias da Cultura |
title |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
spellingShingle |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico Serreira, Tânia Sofia Barata Imagem do destino destino turístico cultura eventos Capitais Europeias da Cultura Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
title_short |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
title_full |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
title_fullStr |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
title_full_unstemmed |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
title_sort |
Eventos como promotores culturais de um destino turístico |
author |
Serreira, Tânia Sofia Barata |
author_facet |
Serreira, Tânia Sofia Barata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jorge, João Paulo da Conceição Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serreira, Tânia Sofia Barata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem do destino destino turístico cultura eventos Capitais Europeias da Cultura Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
topic |
Imagem do destino destino turístico cultura eventos Capitais Europeias da Cultura Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia |
description |
O estudo da imagem de um destino turístico bem como os eventos são áreas cada vez mais importantes na investigação do turismo, pois apresentam uma função relevante na tomada de decisão e consequente satisfação do turista. Adquirindo uma importância também cada vez mais significativa, a cultura é hoje em dia usada como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Aglomerando estas três áreas, destinos turísticos, eventos e cultura, a presente dissertação tem como objetivo geral, perceber quais os principais benefícios para a imagem de um destino turístico, usando os eventos como promotores culturais desse mesmo destino. A metodologia adotada para chegar a estas conclusões, teve como base a investigação qualitativa, através da realização e análise de entrevistas semi-estruturadas a um conjunto de especialistas na área dos eventos culturais e criativos, que residam em cidade que já foram Capitais Europeias da Cultura (CEC), em questão, Graz, Génova, Liverpool e Maribor. Após a recolha e análise dos dados, verificou-se que os principais benefícios passam sobretudo pela reconfiguração, (re) posicionamento destes destinos, um maior reconhecimento do lugar, maior poder de atracção e sobretudo, uma perceção modificada positivamente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-04 2014-11-04T00:00:00Z 2016-07-15T17:53:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2031 TID:201210380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2031 |
identifier_str_mv |
TID:201210380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136960163348480 |