A importância dos megaeventos para a dinamização dos destinos turísticos: o caso de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18451 |
Resumo: | Atualmente, o setor do Turismo tem revelado resultados satisfatórios no que toca ao desenvolvimento do território, contudo, há a necessidade de diversificar a oferta, criando produtos turísticos alternativos. Nesse seguimento, a indústria dos eventos e, em particular os megaeventos permitem não só atrair um maior número de turistas para as regiões, como também estimular o desenvolvimento económico dos destinos. A aposta na realização de megaeventos constitui-se uma excelente opção para diversificar a oferta turística e melhorar a imagem dos destinos. É, justamente, neste âmbito que surge a presente investigação, que tem como objetivo principal o estudo da importância dos megaeventos para a dinamização dos destinos turísticos na região de Lisboa. Para atingir tal propósito, foi primordial perceber a opinião dos agentes da oferta e das empresas de eventos existentes no território em estudo, acerca da importância dos megaeventos para a atração de visitantes na região. A análise dos dados foi realizada a partir do programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences) que possibilita testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Pretende-se que este estudo seja um importante contributo para a investigação na área de gestão de eventos em Portugal. |
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A importância dos megaeventos para a dinamização dos destinos turísticos: o caso de LisboaDestinos turísticosGestão de eventosAtualmente, o setor do Turismo tem revelado resultados satisfatórios no que toca ao desenvolvimento do território, contudo, há a necessidade de diversificar a oferta, criando produtos turísticos alternativos. Nesse seguimento, a indústria dos eventos e, em particular os megaeventos permitem não só atrair um maior número de turistas para as regiões, como também estimular o desenvolvimento económico dos destinos. A aposta na realização de megaeventos constitui-se uma excelente opção para diversificar a oferta turística e melhorar a imagem dos destinos. É, justamente, neste âmbito que surge a presente investigação, que tem como objetivo principal o estudo da importância dos megaeventos para a dinamização dos destinos turísticos na região de Lisboa. Para atingir tal propósito, foi primordial perceber a opinião dos agentes da oferta e das empresas de eventos existentes no território em estudo, acerca da importância dos megaeventos para a atração de visitantes na região. A análise dos dados foi realizada a partir do programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences) que possibilita testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Pretende-se que este estudo seja um importante contributo para a investigação na área de gestão de eventos em Portugal.Nowadays, the tourism sector has shown satisfactory results to the development of the territory, however, there is a need to diversify the supply, creating alternative tourism products. In this follow-up, the events industry, in particular the mega events, allow not only attract more tourists to the regions, as well as stimulate economic development of destinations. The focus on the realization of mega events constitutes an excellent option to diversify tourism and improve the image of the destinations. It is precisely in this context that arises this research, which aims to study the importance of mega events for the promotion of tourist destinations, specifically in the Lisbon region. To achieve this purpose, it was important to understand the opinion of the offer agents and current events enterprises about the importance of mega events to attract visitors to the region. Data analysis was performed from the SPSS (Statistical Program for Social Sciences) that enables test the hypotheses of predefined research. It is intended that this study could be an important contribution to research in event management area in Portugal.Universidade de Aveiro2017-10-06T10:20:49Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18451TID:201578360porCarvalho, Joana Cerqueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:00Zoai:ria.ua.pt:10773/18451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:09.852911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, o setor do Turismo tem revelado resultados satisfatórios no que toca ao desenvolvimento do território, contudo, há a necessidade de diversificar a oferta, criando produtos turísticos alternativos. Nesse seguimento, a indústria dos eventos e, em particular os megaeventos permitem não só atrair um maior número de turistas para as regiões, como também estimular o desenvolvimento económico dos destinos. A aposta na realização de megaeventos constitui-se uma excelente opção para diversificar a oferta turística e melhorar a imagem dos destinos. É, justamente, neste âmbito que surge a presente investigação, que tem como objetivo principal o estudo da importância dos megaeventos para a dinamização dos destinos turísticos na região de Lisboa. Para atingir tal propósito, foi primordial perceber a opinião dos agentes da oferta e das empresas de eventos existentes no território em estudo, acerca da importância dos megaeventos para a atração de visitantes na região. A análise dos dados foi realizada a partir do programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences) que possibilita testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Pretende-se que este estudo seja um importante contributo para a investigação na área de gestão de eventos em Portugal. |
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