Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Cidália Maria da Silva Quintino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8276
Resumo: O presente trabalho de investigação foi realizado a partir da prática de ensino supervisionada no terceiro ciclo do ensino básico em Educação Visual e tem como finalidade aprofundar questões em torno da autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A realidade do sistema educacional ocidental assenta num modelo padronizado e o pressuposto de que a capacidade reflexiva e crítica deve ser um processo cada vez mais presente e determinante nas sociedades de hoje, exige a implementação de práticas e estratégias de ensino diversificadas, que permitam desenvolver nos alunos competências indispensáveis, tais como a autoconstrução de conhecimento, resolução criativa de problemas e interação social. O estudo de carater exploratório, utiliza a metodologia de investigação-ação participativa e teve como objetivo refletir no potencial das Artes Visuais no desenvolvimento das capacidades do aluno, fundamentando a sua importância no sistema educativo, através de uma proposta de atuação onde o portefólio de aprendizagem é o tema central, contribuindo para algumas mudanças nas atuais conceções e práticas educativas. Com apoio numa revisão de literatura ampla, constata-se a necessidade em investir em instrumentos de avaliação diferentes e diferenciados, e o portefólio de aprendizagem apresenta-se como o dispositivo, que amplia e diversifica a formação dos alunos, que estimula o pensamento reflexivo, a competência da organização e de tomada de decisão e a capacidade de autoavaliação. Apesar do tempo limitado, a utilização do portefólio como prática de avaliação integrada, numa turma de Educação Visual do 7º ano, em que se utilizou a metodologia projetual com enfoque no desenvolvimento da perceção, pesquisa, reflexão e avaliação formativa, revelou-se um instrumento muito promissor na autoconstrução de conhecimento, literacia visual, motivação dos alunos e sobretudo consciencialização das suas aprendizagens.
id RCAP_ee3f5eaca3a287ffd6da530f00740712
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASAPRENDIZAGEMLITERACIA VISUALARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGSKILLS DEVELOPMENTLEARNINGVISUAL LITERACYVISUAL ARTSO presente trabalho de investigação foi realizado a partir da prática de ensino supervisionada no terceiro ciclo do ensino básico em Educação Visual e tem como finalidade aprofundar questões em torno da autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A realidade do sistema educacional ocidental assenta num modelo padronizado e o pressuposto de que a capacidade reflexiva e crítica deve ser um processo cada vez mais presente e determinante nas sociedades de hoje, exige a implementação de práticas e estratégias de ensino diversificadas, que permitam desenvolver nos alunos competências indispensáveis, tais como a autoconstrução de conhecimento, resolução criativa de problemas e interação social. O estudo de carater exploratório, utiliza a metodologia de investigação-ação participativa e teve como objetivo refletir no potencial das Artes Visuais no desenvolvimento das capacidades do aluno, fundamentando a sua importância no sistema educativo, através de uma proposta de atuação onde o portefólio de aprendizagem é o tema central, contribuindo para algumas mudanças nas atuais conceções e práticas educativas. Com apoio numa revisão de literatura ampla, constata-se a necessidade em investir em instrumentos de avaliação diferentes e diferenciados, e o portefólio de aprendizagem apresenta-se como o dispositivo, que amplia e diversifica a formação dos alunos, que estimula o pensamento reflexivo, a competência da organização e de tomada de decisão e a capacidade de autoavaliação. Apesar do tempo limitado, a utilização do portefólio como prática de avaliação integrada, numa turma de Educação Visual do 7º ano, em que se utilizou a metodologia projetual com enfoque no desenvolvimento da perceção, pesquisa, reflexão e avaliação formativa, revelou-se um instrumento muito promissor na autoconstrução de conhecimento, literacia visual, motivação dos alunos e sobretudo consciencialização das suas aprendizagens.The present research work was carried out from supervised teaching practice in the third cycle of basic education in Visual Education and aims to deepen questions about the self - regulation of learning for the development of students' reflexive thinking. The reality of the Western educational system resting on a standardized model and the assumption that reflexive and critical capacity must be an increasingly present and determining process in today's societies requires the implementation of diversified teaching practices and strategies to indispensable skills, such as self-construction of knowledge, creative problem solving, and social interaction. The exploratory study uses the participatory action research methodology and aimed to reflect on the potential of the Visual Arts in the development of the student's abilities, basing their importance on the educational system through a proposal of action where the learning portfolio is the central theme, contributing to some changes in current educational concepts and practices. With support in a broad literature review, it is necessary to invest in different and differentiated evaluation instruments, and the learning portfolio presents itself as the device that broadens and diversifies student training, stimulates reflective thinking, the competence of the organization and decision-making, the ability to self-assess. In spite of the limited time, the use of the portfolio as an integrated assessment practice in a 7th grade Visual Education class, using the project methodology focused on the development of perception, research, reflection and formative evaluation, has proved to be a very promising instrument in the self-construction of knowledge, visual literacy, students' motivation2017-11-21T16:27:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8276TID:201755742porMiranda, Cidália Maria da Silva Quintinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:15.260192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
title Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
spellingShingle Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
Miranda, Cidália Maria da Silva Quintino
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
APRENDIZAGEM
LITERACIA VISUAL
ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
SKILLS DEVELOPMENT
LEARNING
VISUAL LITERACY
VISUAL ARTS
title_short Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
title_full Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
title_fullStr Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
title_full_unstemmed Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
title_sort Portefólio de aprendizagem: contributos para o desenvolvimento de competências de avaliação/reflexão e motivação nas artes visuais
author Miranda, Cidália Maria da Silva Quintino
author_facet Miranda, Cidália Maria da Silva Quintino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Cidália Maria da Silva Quintino
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
APRENDIZAGEM
LITERACIA VISUAL
ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
SKILLS DEVELOPMENT
LEARNING
VISUAL LITERACY
VISUAL ARTS
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
APRENDIZAGEM
LITERACIA VISUAL
ARTES VISUAIS
VISUAL ARTS TEACHING
SKILLS DEVELOPMENT
LEARNING
VISUAL LITERACY
VISUAL ARTS
description O presente trabalho de investigação foi realizado a partir da prática de ensino supervisionada no terceiro ciclo do ensino básico em Educação Visual e tem como finalidade aprofundar questões em torno da autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A realidade do sistema educacional ocidental assenta num modelo padronizado e o pressuposto de que a capacidade reflexiva e crítica deve ser um processo cada vez mais presente e determinante nas sociedades de hoje, exige a implementação de práticas e estratégias de ensino diversificadas, que permitam desenvolver nos alunos competências indispensáveis, tais como a autoconstrução de conhecimento, resolução criativa de problemas e interação social. O estudo de carater exploratório, utiliza a metodologia de investigação-ação participativa e teve como objetivo refletir no potencial das Artes Visuais no desenvolvimento das capacidades do aluno, fundamentando a sua importância no sistema educativo, através de uma proposta de atuação onde o portefólio de aprendizagem é o tema central, contribuindo para algumas mudanças nas atuais conceções e práticas educativas. Com apoio numa revisão de literatura ampla, constata-se a necessidade em investir em instrumentos de avaliação diferentes e diferenciados, e o portefólio de aprendizagem apresenta-se como o dispositivo, que amplia e diversifica a formação dos alunos, que estimula o pensamento reflexivo, a competência da organização e de tomada de decisão e a capacidade de autoavaliação. Apesar do tempo limitado, a utilização do portefólio como prática de avaliação integrada, numa turma de Educação Visual do 7º ano, em que se utilizou a metodologia projetual com enfoque no desenvolvimento da perceção, pesquisa, reflexão e avaliação formativa, revelou-se um instrumento muito promissor na autoconstrução de conhecimento, literacia visual, motivação dos alunos e sobretudo consciencialização das suas aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-21T16:27:32Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8276
TID:201755742
url http://hdl.handle.net/10437/8276
identifier_str_mv TID:201755742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131220165001216