O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69303 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
id |
RCAP_de558f7c8f66cd019723c55acdb37a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69303 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádioVideo and photography on radio social networksAudiovisualComunicaçãoMultimédiaRádioRedes sociaisAudiovisualCommunicationSocial networksCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)Este relatório de estágio resulta da experiência de estágio na Rádio Universitária do Minho (RUM), em Braga. Durante os três meses de estágio, a perceção anterior de que a Internet e as redes sociais estavam bastante presentes no quotidiano das pessoas foi nitidamente confirmada. Em plena era digital, a rádio reinventou-se para o bem da sua sobrevivência. Deixou de ser apenas um meio sonoro, passando a assumir componentes típicas de meios exclusivamente visuais ou até mesmo audiovisuais. Surgem tanto novas vantagens no contacto mais próximo com os públicos, quanto maiores necessidades de criar vídeos, na maior parte dos casos com características de reportagem, para as redes sociais de uma rádio. A rádio tem agora acesso a diversas plataformas de partilha de conteúdos, que lhe permitem uma comunicação cada vez mais rápida e disseminada, adaptando-se a este novo mercado de consumo de produtos media. Neste relatório de estágio, são demonstrados e analisados estes processos e o seu devido impacto, tendo em conta as experiências de estágio, pesquisa, entrevistas, análise de conteúdo e toda a investigação realizada para este fim. Apesar de o seu nome ser Rádio Universitária do Minho, mais conhecida como RUM, esta não se localiza nem na Universidade nem se destina apenas aos universitários, tendo atualmente um leque muito ampliado de público-alvo. Assim, a conclusão deste relatório passa pelos verbos continuar, cooperar e inovar, ou seja, a RUM deve continuar com o trabalho que tem dado excelentes resultados, deve cooperar para o bem da sociedade e de si mesma, mas, sobretudo, deve inovar, tendo em conta as futuras evoluções da Internet e, sobretudo, do audiovisual e dos produtos multimodais.This report verses upon the internship experience at Rádio Universitária do Minho (RUM) in Braga. During the three months of internship, a previous perception that the Internet and social networks are very present in people's daily lives was clearly confirmed. In the digital age, radio has reinvented itself for the sake of its survival. It is no longer just a sound medium, but rather adopts typical components of exclusively visual or even audiovisual media. There are both new advantages to closer contact with audiences, and greater need for creating videos, in most cases with reporting features, for a radio's social networks. Radio has now access to various content sharing platforms that allow it to communicate faster and more widely, adapting to this new media consumer market. In this internship account, these processes and their impact are demonstrated and analysed, taking into account internship experiences, research, interviews, content analysis and all research carried out for this purpose. Although its name is Radio Universitário do Minho, better known as RUM, it is neither located at the University nor intended exclusively for university students and has currently a wide target audience. Thus, the conclusion of this report focuses on verbs like continue, cooperate and innovate, as the RUM must continue with its work that has stemmed excellent results, simultaneously cooperating for the good of society as well as itself, but, above all, innovating and taking into account future developments of the Internet, and especially in relation to audiovisual and multimodal products.Brandão, DanielUniversidade do MinhoEspecial, Ana Sofia Capela20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69303por202536971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:21.204088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio Video and photography on radio social networks |
title |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
spellingShingle |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio Especial, Ana Sofia Capela Audiovisual Comunicação Multimédia Rádio Redes sociais Audiovisual Communication Social networks Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
title_full |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
title_fullStr |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
title_full_unstemmed |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
title_sort |
O vídeo e a fotografia nas redes sociais da rádio |
author |
Especial, Ana Sofia Capela |
author_facet |
Especial, Ana Sofia Capela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Daniel Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Especial, Ana Sofia Capela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisual Comunicação Multimédia Rádio Redes sociais Audiovisual Communication Social networks Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Audiovisual Comunicação Multimédia Rádio Redes sociais Audiovisual Communication Social networks Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69303 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202536971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133115572027392 |