Interação colaborativa nas organizações escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21478 |
Resumo: | A finalidade do presente artigo é a de divulgar, não só os processos, mas também os principais resultados de um trabalho de investigação acerca do plano de turma, realizado no âmbito do mestrado em ciências da educação na Universidade Católica Portuguesa, inserido no tema aglutinador “Interação colaborativa nas organizações escolares”. A investigação partiu da necessidade de obter resposta para as seguintes questões: Que importância atribuem os docentes ao conselho de turma e à elaboração do plano de turma para a ação educativa?! Como é que os docentes utilizam o tempo das reuniões de conselho de turma? Que impactos tem este tempo na melhoria da ação educativa?” Que grau de participação têm os alunos na definição do plano de turma? Que tipo de atividades são propostas no plano de turma? Pretendeu-se, ainda, atingir os seguintes objetivos específicos: - Compreender as fases da elaboração e implementação dos planos de turma do ensino secundário e otimizar este processo em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos; - Perspetivar a relação do plano de turma com a promoção da colaboração docente em torno da melhoria das aprendizagens; - Contribuir para a reflexão colaborativa dos docentes sobre as suas práticas, numa lógica de melhoria e desenvolvimento profissional e organizacional; - Envolver os alunos nas tomadas de decisão ao nível das suas aprendizagens, através da sua participação e colaboração na construção dos planos de turma; - Rentabilizar e otimizar os tempos e os espaços de trabalho em sede de conselho de turma, refocalizando-os na análise, monitorização e conceção de estratégias de ensino, conducentes à melhoria das aprendizagens de todos os alunos. Assim, foram aplicados inquéritos aos delegados; subdelegados de turma; docentes do ensino secundário e realizadas seis entrevistas aos diretores de turma deste nível de ensino.Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de refocalização do trabalho dos professores, bem como para a necessidade de uma participação mais ativa dos alunos na escola e para a reflexão dos diretores de turma acerca das fases de construção de um plano de turma. |
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