Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kikot,Tatiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes,Silvia, Costa,Gonçalo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003
Resumo: Casos e desafios atuais incluem novos modos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Cada vez é mais necessário investir em si mesmo a nível de habilidades e criatividade. Os jogos e simulações, conjugados eventualmente com ambientes virtuais, representam um potencial para novas carreiras ou adaptações. Um caso é o do jogo Cesim SimBrand que envolve os estudantes num ambiente de marketing virtual onde obtêm incomparável experiência em trabalho de equipa e resolução de problemas. A maioria dos estudantes inquiridos destacou o resultado de maior envolvimento na aprendizagem associado à dinâmica realista do jogo. Tais jogos podem ser complementados com mundos virtuais ou realidade aumentada no sentido de analisar o enquadramento com outras atividades/ negócios ou em outros contextos. Isso terá implicações a considerar nos programas, modos de ensino/aprendizagem, locais de ensino e potenciais carreiras.
id RCAP_de8146c3b2c5657330d523b117150f47
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952015000400003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarvejogossimulaçõesensino superioraprendizagemrealidade aumentadaCasos e desafios atuais incluem novos modos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Cada vez é mais necessário investir em si mesmo a nível de habilidades e criatividade. Os jogos e simulações, conjugados eventualmente com ambientes virtuais, representam um potencial para novas carreiras ou adaptações. Um caso é o do jogo Cesim SimBrand que envolve os estudantes num ambiente de marketing virtual onde obtêm incomparável experiência em trabalho de equipa e resolução de problemas. A maioria dos estudantes inquiridos destacou o resultado de maior envolvimento na aprendizagem associado à dinâmica realista do jogo. Tais jogos podem ser complementados com mundos virtuais ou realidade aumentada no sentido de analisar o enquadramento com outras atividades/ negócios ou em outros contextos. Isso terá implicações a considerar nos programas, modos de ensino/aprendizagem, locais de ensino e potenciais carreiras.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.16 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003Kikot,TatianaFernandes,SilviaCosta,Gonçaloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:06Zoai:scielo:S1646-98952015000400003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:03.003283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
title Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
spellingShingle Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
Kikot,Tatiana
jogos
simulações
ensino superior
aprendizagem
realidade aumentada
title_short Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
title_full Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
title_fullStr Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
title_full_unstemmed Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
title_sort Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve
author Kikot,Tatiana
author_facet Kikot,Tatiana
Fernandes,Silvia
Costa,Gonçalo
author_role author
author2 Fernandes,Silvia
Costa,Gonçalo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kikot,Tatiana
Fernandes,Silvia
Costa,Gonçalo
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
simulações
ensino superior
aprendizagem
realidade aumentada
topic jogos
simulações
ensino superior
aprendizagem
realidade aumentada
description Casos e desafios atuais incluem novos modos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Cada vez é mais necessário investir em si mesmo a nível de habilidades e criatividade. Os jogos e simulações, conjugados eventualmente com ambientes virtuais, representam um potencial para novas carreiras ou adaptações. Um caso é o do jogo Cesim SimBrand que envolve os estudantes num ambiente de marketing virtual onde obtêm incomparável experiência em trabalho de equipa e resolução de problemas. A maioria dos estudantes inquiridos destacou o resultado de maior envolvimento na aprendizagem associado à dinâmica realista do jogo. Tais jogos podem ser complementados com mundos virtuais ou realidade aumentada no sentido de analisar o enquadramento com outras atividades/ negócios ou em outros contextos. Isso terá implicações a considerar nos programas, modos de ensino/aprendizagem, locais de ensino e potenciais carreiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952015000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.16 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137366805315584