Efeitos do marketing de conteúdo e do storytelling no engagement com as marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Cristina Machado dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44563
Resumo: Nas marcas o storytelling representa uma promessa de valor para o consumidor. Fazer esta proposta ao consumidor requer conhecimentos sobre aquilo que ele precisa e deseja, e garantir que a empresa tem a capacidade de responder a essas necessidades. A narrativa afirma a história e a identidade da marca, e é ela que conta ao público quem é esta empresa, quais as suas crenças e valores, e quais os produtos ou serviços que oferece. O storytelling tem um papel muito importante, uma vez que, através dele, a comunicação da marca torna-se mais envolvente e significativa. Neste estudo, o objetivo foi analisar qual o poder que o marketing de conteúdo e o story-telling têm no comportamento do consumidor, mais propriamente no engagement com a marca. Para tal, começamos por perceber desde quando vem o hábito de contar histórias e a importância que elas têm para o ser humano, o que sentem ao assistir ou contar histórias e de que forma as pessoas reagem aos anúncios que apliquem esta estratégia. Tendo como base diversos livros e artigos científicos sobre o tema e sobre algumas das variantes relacionados com o mesmo, destaca-se o storytelling como uma das melhores estra-tégias para as marcas mostrarem o seu valor aos consumidores sem ser invasivo ou inconveni-ente. Mais do que ter lucro, as marcas procuram através de narrativas envolventes criar uma ligação com os seus consumidores, e, de certa forma, humanizar a marca, mostrando que, da-quele lado, também há pessoas reais, com experiências, sentimentos e realidades semelhantes à de qualquer pessoa. Posteriormente, foram analisados os dados obtidos através de um questionário com base num curto anúncio publicitário em vídeo, para perceber de que forma a narrativa fez com que os inquiridos se sentissem envolvidos, ligados à marca, se a história os cativou ao ponto de fo-carem toda a sua atenção nela e mais tarde se recordarem, e de que forma o facto de o perso-nagem dessa história ser uma figura reconhecida do público influencia o seu comportamento. Com o cruzamento dos dados obtidos e da literatura, revelou-se que as boas narrativas têm uma capacidade de envolver emocionalmente o consumidor, fazendo com que ele se lembre da história que viu e sinta uma ligação com a marca.
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