Desafios na descoberta de talento(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tânia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Brigite Silva e da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional manifestado, tornou-se relevante o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da infância e a utilização de vários instrumentos de observação, contribuindo para a prática de uma educação de qualidade. Neste sentido, foram adotados diversos procedimentos para formular o presente relatório, sendo eles a análise documental (Decretos-Lei; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Programa do 1º CEB, entre outros); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários.ABSTRACT This report was written as part of the Masters in Preschool Education and 1st Stage of Basic Education Teaching under the guidance of Dr. Brigitte Silva and Dr. Daniela Gonçalves of School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for the professional internships, and in accordance with the practice experienced in Preschool Education and the 1st Stage of Basic Education, were presented specific criteria for his grounding, in order to relate, in a descriptive way, the practice with the theory. In support of the personal and professional development expressed, the contribution of various approaches and perspectives about childhood pedagogy and the use of various observation instruments became relevant, contributing to the practice of quality education. In order to this, several procedures were adopted to formulate this report, like the documentary analysis (Decree-Law; Curriculum Guidelines for Preschool Education, the 1st CEB Program, among others); literature searches (complementing the practice and theory); analysis and data processing of information collected in the field and daily observation logs.
id RCAP_de8b1edae2bea2bcca7291a8ed1529f4
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios na descoberta de talento(s)Educação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoObservaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Brigite Silva e da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional manifestado, tornou-se relevante o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da infância e a utilização de vários instrumentos de observação, contribuindo para a prática de uma educação de qualidade. Neste sentido, foram adotados diversos procedimentos para formular o presente relatório, sendo eles a análise documental (Decretos-Lei; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Programa do 1º CEB, entre outros); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários.ABSTRACT This report was written as part of the Masters in Preschool Education and 1st Stage of Basic Education Teaching under the guidance of Dr. Brigitte Silva and Dr. Daniela Gonçalves of School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for the professional internships, and in accordance with the practice experienced in Preschool Education and the 1st Stage of Basic Education, were presented specific criteria for his grounding, in order to relate, in a descriptive way, the practice with the theory. In support of the personal and professional development expressed, the contribution of various approaches and perspectives about childhood pedagogy and the use of various observation instruments became relevant, contributing to the practice of quality education. In order to this, several procedures were adopted to formulate this report, like the documentary analysis (Decree-Law; Curriculum Guidelines for Preschool Education, the 1st CEB Program, among others); literature searches (complementing the practice and theory); analysis and data processing of information collected in the field and daily observation logs.2015-03-10T11:48:11Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1521TID:201451697porSoares, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:55.677116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na descoberta de talento(s)
title Desafios na descoberta de talento(s)
spellingShingle Desafios na descoberta de talento(s)
Soares, Tânia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
title_short Desafios na descoberta de talento(s)
title_full Desafios na descoberta de talento(s)
title_fullStr Desafios na descoberta de talento(s)
title_full_unstemmed Desafios na descoberta de talento(s)
title_sort Desafios na descoberta de talento(s)
author Soares, Tânia
author_facet Soares, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Observação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Brigite Silva e da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional manifestado, tornou-se relevante o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da infância e a utilização de vários instrumentos de observação, contribuindo para a prática de uma educação de qualidade. Neste sentido, foram adotados diversos procedimentos para formular o presente relatório, sendo eles a análise documental (Decretos-Lei; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Programa do 1º CEB, entre outros); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários.ABSTRACT This report was written as part of the Masters in Preschool Education and 1st Stage of Basic Education Teaching under the guidance of Dr. Brigitte Silva and Dr. Daniela Gonçalves of School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for the professional internships, and in accordance with the practice experienced in Preschool Education and the 1st Stage of Basic Education, were presented specific criteria for his grounding, in order to relate, in a descriptive way, the practice with the theory. In support of the personal and professional development expressed, the contribution of various approaches and perspectives about childhood pedagogy and the use of various observation instruments became relevant, contributing to the practice of quality education. In order to this, several procedures were adopted to formulate this report, like the documentary analysis (Decree-Law; Curriculum Guidelines for Preschool Education, the 1st CEB Program, among others); literature searches (complementing the practice and theory); analysis and data processing of information collected in the field and daily observation logs.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-10T11:48:11Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521
TID:201451697
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1521
identifier_str_mv TID:201451697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623123320832